Brasil sonha com décimo título mundial Pro Junior de Surfe

Sete surfistas brasileiros têm a missão de representar o país nas Filipinas.

11 jan 2025 - 18h08
(atualizado às 18h08)
Foto: Esporte News Mundo

A partir da próxima segunda-feira (13), começa a corrida pelos títulos mundiais Pro Junior Sub-20 da World Surf League (WSL). O WSL World Junior Championships 2024 será realizado pela primeira vez nas Filipinas e terá sua janela de competição até o dia 19 de janeiro. O evento contará com a participação de nove atletas da América do Sul, sendo seis brasileiros e três peruanos.

No masculino, o Brasil é o país com maior número de conquistas no campeonato, com nove títulos ao longo das 23 edições disputadas até agora. Mesmo que a etapa não termine com uma vitória brasileira, o país manterá sua liderança, já que a Austrália, com seis títulos, é a segunda colocada, seguida pelo Havaí, com quatro, e outros quatro países (Estados Unidos, Portugal, França e África do Sul) com uma vitória cada.

Publicidade
Foto: Esporte News Mundo

"Este é um campeonato de tradição que chega à sua 24ª edição e já consagrou nomes que se destacaram no Championship Tour (CT), como Gabriel Medina e Adriano Souza, além de Ethan Ewing, da Austrália, e Andy Irons, do Havaí. O Brasil tem sido uma potência também na categoria júnior, com Lucas Vicente, campeão em 2019, e Mateus Herdy, em 2018, ambos exemplos do alto nível do surfe brasileiro", comentou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina. "Nosso grupo de jovens tem mostrado grande potencial, e tenho certeza de que estão prontos para brigar pelo título e dar ainda mais visibilidade ao Brasil e à América do Sul no cenário mundial", completou.

A 24ª edição do campeonato será sediada na Urbiztondo Beach, em San Juan, na província de La Union. "A onda é uma direita, e, com as condições do vento, ela é perfeita para manobras aéreas, que é o meu ponto forte. Vou aproveitar isso ao máximo", disse Ryan Kainalo, bicampeão sul-americano da WSL South America em 2023 e 2024.

"É muito legal poder competir em um evento que já contou com a presença de campeões mundiais e ícones do surfe. Estou muito motivado para conquistar o título. Minhas pranchas estão em ótimas condições e me sinto fisicamente e mentalmente preparado", completou Kainalo, que em 2023 terminou o Mundial Pro Junior na quinta posição, na Califórnia.

Além dele, também estarão nas Filipinas o vice-campeão sul-americano de 2024, Cauet Frazão, e os convidados da WSL Leo Casal e Heitor Mueller.

Publicidade

"Eventos desse porte são essenciais para abrir portas para novos talentos. Saber que grandes nomes do surfe já participaram dessa competição me dá a certeza de que estamos no caminho certo", afirmou Heitor Mueller. "Me preparei intensamente para essa competição, já estou adaptado às condições da onda e muito focado em levar esse título para o Brasil", completou.

No Feminino: Sophia Medina, Laura Raupp e Luana Silva buscam quebrar tabu

Na disputa feminina, que foi incorporada ao evento em 2005, a Austrália lidera com oito títulos. Até hoje, nenhuma surfista da América do Sul conseguiu conquistar o título. Em sua terceira participação, a brasileira Laura Raupp espera mudar essa história.

"É uma competição com altíssimo nível, e estar aqui pela terceira vez é um sonho realizado. Estou me divertindo muito nos treinos e me sinto cada vez mais preparada", disse Raupp, que se inspira em grandes nomes como Lucas Silveira, Mateus Herdy e Adriano de Souza.

Além de Raupp, também competirão as brasileiras Sophia Medina e Luana Silva, assim como as peruanas Arena Rodriguez e Catalina Zariquiey.

O campeonato contará com 24 surfistas em cada categoria, masculina e feminina, com até 20 anos. A maioria dos participantes se classificou pelos rankings regionais da WSL, e a lista será complementada por convidados (wildcards). As disputas acontecerão em Urbiztondo Beach, um point break de alta performance que tem sido palco de etapas do QS nos últimos anos.

Publicidade

Confira a lista de campeões mundiais Pro Junior:

2023: Jett Schilling (EUA) e Sierra Kerr (AUS) na Califórnia

2022: Jarvis Earle (AUS) e Francisca Veselko (PRT) na Califórnia

2020 e 2021: Cancelado devido à pandemia do Covid-19

2019: Lucas Vicente (BRA) e Amuro Tsuzuki (JPN) em Taiwan

2018: Mateus Herdy (BRA) e Kirra Pinkerton (EUA) em Taiwan

2017: Finn McGill (HAV) e Vahine Fierro (TAH) na Austrália

2016: Ethan Ewing (AUS) e Macy Callaghan (AUS) na Austrália

Publicidade

2015: Lucas Silveira (BRA) e Isabella Nichols (AUS) em Portugal

2014: Vasco Ribeiro (PRT) e Mahina Maeda (HAV) em Portugal

2013: Gabriel Medina (BRA) e Ella Williams (NZL) no Brasil

2012: Jack Freestone (AUS) e Nikki Van Dijk (AUS) em Bali, Indonésia

2011: Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (HAV) na Indonésia

2010: Jack Freestone (AUS) e Alizee Arnaud (FRA) na Indonésia e Austrália

2009: Maxime Huscenot (FRA) e Laura Enever (AUS) na Austrália

2008: Kai Barger (HAV) e Pauline Ado (FRA) na Austrália

Publicidade

2007: Pablo Paulino (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) na Austrália

2006: Jordy Smith (AFR) e Nicola Atherton (AUS) na Austrália

2005: Kekoa Bacalso (HAV) e Jessi Miley-Dyer (AUS) na Austrália

2004: Pablo Paulino (BRA) na Austrália

2003: Adriano de Souza (BRA) na Austrália

2002: Não realizado por falta de datas

2001: Joel Parkinson (AUS) na Austrália

2000: Pedro Henrique (BRA) no Havaí

Publicidade

1999: Joel Parkinson (AUS) no Havaí

1998: Andy Irons (HAV) no Havaí

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se