‘Preciso tomar cuidado’, ‘jogador completo’: veja o que ídolos do tênis estão falando de João Fonseca

Brasileiro de 18 anos se prepara para enfrentar Lorenzo Sonego pela segunda rodada do Australian Open

15 jan 2025 - 17h44
(atualizado às 19h39)
João Fonseca disputa o Australian Open
João Fonseca disputa o Australian Open
Foto:

O fenômeno João Fonseca tem encantado até ídolos do tênis. Nomes como Roger Federer e Novak Djokovic estão entre os que já se renderam ao brasileiro de 18 anos, que se prepara para a disputa da segunda rodada do Australian Open contra Lorenzo Sonego.

Os elogios não são por acaso. Na última terça-feira, 14, o tenista carioca desbancou Andrey Rublev, atual número 9 do ranking da ATP, logo em sua estreia em uma chave principal de Grand Slams. O feito é tamanho que nomes como Djokovic, Guga Kuerten e Roger Federer não conseguiram o resultado positivo em suas primeiras partidas em torneios deste nível.

Publicidade

Com as atuações recentes e a rápida ascensão, João Fonseca já começou a despertar a atenção de possíveis rivais. Atual número 3 do mundo e dono de quatro títulos de Grand Slams, Carlos Alcaraz, de 21 anos, projetou o brasileiro no topo do esporte.

“Ele é alguém com quem devo ter cuidado. Eu tenho que vê-lo. Ele estará lá. Em breve, colocaremos o nome de João Fonseca na lista dos melhores jogadores do mundo”, disse em coletiva de imprensa no Australian Open. 

Outro possível adversário de Fonseca no circuito e, para muitos, o maior tenista da história, Djokovic elogiou a maneira com que o prodígio conduz as partidas e destacou a importância de um novo nome de peso para o Brasil na modalidade.

“Eu o conheci, tipo, literalmente cinco minutos antes de entrar na sala. Eu o parabenizei não só pela vitória que vi ontem à noite, o último set que vi, mas também por tudo o que ele tem feito nos últimos 6 a 12 meses. Tenho acompanhado sua ascensão e adoro como ele joga os pontos importantes. Corajoso, bate muito limpo, jogador completo. O Brasil é um País enorme. É super importante para o nosso esporte ter um jogador muito bom vindo do Brasil. Acho que eles não têm um jogador desse calibre desde Guga Kuerten”, reforçou o sérvio.

Publicidade

Quem já deixou as quadras também se rende ao ‘Fonsequismo’. Ex-número 1 do mundo e sete vezes campeão de Grand Slams de simples, John McEnroe projetou o brasileiro como o próximo Alcaraz.

“Só ouvi falar dele no ano passado. Eu o vi em Riad quando ele jogou no Next Gen. Eu fiquei: ‘Meu Deus’. Ele é totalmente calmo, e, fisicamente, aos 18 anos, já parece forte como um boi. Mentalmente, ele parece durão. Quando olho para ele, vejo o próximo Carlos Alcaraz. Não acredito o quão bom esse cara já é”, disse o norte-americano.

Além dos ídolos dentro das quadras, Fonseca impressionou o responsável pelo sucesso de alguns. Ex-treinador de nomes como Andy Roddick, Andre Agassi e Coco Gauff, Brad Gilbert usou as redes sociais para elogiar o brasileiro e revelar que já está pensando em um apelido para ele.

“Realmente gostei do que estou vendo do Fonseca. Potência tão fácil de ambos os lados e sorrateiro. Bom serviço. Preciso trabalhar no apelido o mais rápido possível”, escreveu.

Publicidade

Para manter a boa fase, Fonseca enfrenta Sonego na madrugada desta quinta-feira, 16. O italiano avançou após vitória por 3 sets a 1 sobre Stan Wawrinka.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações