O baiano Victor Rocha segue em busca do título inédito na 39ª edição do Bahia Juniors Cup. A competição é uma das mais tradicionais e mais importantes eventos do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizada no Clube Bahiano de Tênis. O evento vai até o dia 17 e tem a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. A entrada é gratuita.
O atleta da casa passou por Nicholas Carneiro por 6/2 6/4 e vai enfrentar o embalado Livas Damázio, de 14 anos, que vem de título em Foz do Iguaçu (PR) e vice em Itajaí (SC). Damázio passou pelo americano Reed Smith por 7/6 (7/4) 6/1.
"Fiz um bom jogo hoje! Comecei o jogo intenso, com bom aproveitamento nos saques e entrando bem nos pontos! Segundo set a bola ficou mais lenta, o que fez mudar um pouco o jogo. Meu adversário sacou muito firme também, então ficou mais difícil de encaixar as devoluções, mas consegui uma quebra no 2/2 e em seguida consegui manter bem os meus saques para fechar o jogo. É sempre muito bom jogar em casa, perto de família e amigos! Feliz com a vitória", disse o baiano.
Cabeça de chave 2, Enzo Vargas passou por Luca Laurindo por 6/1 6/2 e enfrenta Mateus Ranciaro que derrotou Eduardo Lima por 6/1 6/3.
No feminino apenas uma surpresa com a derrota de Isabeli Andreola, cabeça de chave 6, para Maria Paula por um duplo 6/3. Maria encara a principal favorita, a eslovaca Yasmin Vavrova que derrotou a brasileira Isabela Silva por um duplo 6/2. Outro duelo definido é entre a terceira favorita, Yasmin Costa, e Beatriz Rodrigues, cabeça de chave 7. Yasmin derrotou Isabela Campos por 6/2 6/1 enquanto que Beatriz superou Larissa Brigido por 6/2 6/1.
Os últimos classificados para as quartas de final saem nesta quinta-feira com destaque para o favorito João Lago no masculino que enfrenta Mateus Nogueira.
Na categoria 14 anos, com pontos no ranking sul-americano do Cosat, o baiano Felipe Argolo se garantiu nas quartas de final ao derrotar Lucas Yoshida por 3/6 6/0 6/1 e buscará vaga na semifinal contra o terceiro favorito, Francisco Chiaratti. A também baiana Gabriela Bettoni passou por Isabelle Gomes por 6/0 6/1 e mede forças contra Maria De Alencar.
O evento tem cerca de 280 atletas de seis países. Além do Brasil estão representadas a Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo.
O Bahia Juniors Cup está entre os três maiores juvenis do país. A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100, que será jogada entre os dias 9 e 17 de novembro. O qualifying será disputado entre os dias 9 e 10 e a chave principal a partir de segunda-feira, 11, assim como as categorias 16 e 14 anos, que distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat . As categorias 12 anos e Tennis Kids, que distribuem pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, serão jogadas entre os dias 13 e 17.
O Bahia Juniors Cup é um grande celeiro de talentos do Tênis brasileiro. Foi o palco da primeira conquista juvenil de João Fonseca, em 2021, aos 15 anos de idade. O atleta faturou o US Open juvenil no ano passado e hoje desponta como um dos maiores talentos do tênis mundial.
Em 2017, Thiago Wild foi campeão do torneio também no Bahiano de Tênis, em final contra Sebastian Baez. Wild foi campeão do US Open juvenil em 2018 e hoje é o número 1 do Brasil no profissional, 80º do mundo e mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP, em Santiago, no Chile, em 2020.
A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes revelados foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.
A 39ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.