Beatriz Haddad Maia fez um jogo equilibrado com a chinesa Xingyu Gao, 175ª do ranking mundial, mas saiu derrotada nesta sexta-feira, 27, na estreia da United Cup, em Perth, na Austrália. A adversária venceu por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 5/7) em três horas e 22 minutos de jogo.
Aos 23 anos, a chinesa não tem títulos na carreira e seu melhor ranking foi o 164º. Já a brasileira de 28 anos é a 17ª do mundo, já figurou entre as dez mais melhores do ranking. Gao sofreu com um desconforto muscular na coxa esquerda desde o início do segundo set.
Depois de uma quebra de vantagem nas duas primeiras parciais, uma para cada lado, Bia e Gao foram confirmados seus saques no set decisivo até o sétimo game, quando a brasileira conseguiu a quebra. Gao, porém, empatou o jogo na sequência.
Na reta final do duelo, foi a vez de Bia Haddad sentir um problema na perna direita. As dores atrapalharam a brasileira, que viu a chinesa aproveitar o primeiro match point que teve no saque da rival, no 12º game, e fechar a partida e marcou 1 a 0 para a China.
Disputada em três partidas por confronto, uma de simples masculina, uma de simples feminina e outra de duplas mistas, a United Cup serve como preparação para a temporada 2025. O confronto entre Brasil e China terá na sequência o confronto entre Thiago Monteiro, 109º do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, e Zhizhen Zhang, 45º do mundo. Para o jogo de duplas, estão escalados Bia Haddad e Rafael Matos e os chineses Shuai Zhang e Zhizhen Zhang.
O Brasil está no Grupo E da United Cup, que conta também com a Alemanha, do vice-líder do ranking, Alexander Zverev. Os tenistas brasileiros enfrentam os europeus no domingo. Bia Haddad abre o confronto contra Laura Siegemund, 80ª do mundo.