Bia Haddad Maia, número 17 do mundo e primeira do país, foi derrotada em sua estreia na temporada 2025 em uma batalha dramática nesta sexta-feira e o Brasil acabou derrotado por 2 a 0 para a China na United Cup.
Bia caiu diante de Xinyu Gao, 175ª do mundo e substituta da campeã Olímpica, Qinwen Zheng, 5ª colocada, perdendo de virada por 2 sets a 1 com parciais de 5/7 6/4 7/5 após 3h22min de duração na quadra central RAC Arena em Perth, na Austrália.
Franca favorita na partida, Bia batalhou demais, agonizou com safar de cãibras no final do encontro, seguiu na partida, mas acabou superada no final. A paulistana conseguiu a vitória no primeiro set com uma quebra no fim após 1h10min. No segundo a rival pediu atendimento colocou uma proteção na coxa esquerda e passou a ser mais agressiva. Bia, por sua vez, não conseguia deslanchar e tinha dificuldades nos games de saque até que com erro não-forçado foi quebrada e perdeu a parcial por 6/4.
No terceiro o jogo foi saque a saque com batalha das duas jogadoras. Bia quebrou fazendo 4 a 3 e Gao parecia sentir mais a perna. Mas ao mesmo tempo a brasileira também sentiu e demorou para se recuperar. A paulistana agonizou por vários minutos, conversou com o técnico Rafael Paciaroni que até a consultou para uma possível desistência. Bia seguiu, teve que entregar o game, sofreu a virada em 5 a 4. Os espamos pararam, Bia voltou melhor, foi lutando, abriu 30 a 0 no 5/6, mas Gao conseguiu grandes pontos e com erro da brasileira conquistou sua maior vitória da carreira.
Bia errou 45 bolas contra 33 da rival. Foram 28 bolas vencedoras da brasileira no encontro.
O Brasil acabou superado por 2 a 0 diante dos chineses. Thiago Monteiro, 109º, foi presa fácil caindo diante de Zhizhen Zhang, 45º, caindo por 6/3 6/0. A dupla mista será entre Rafael Matos e Carol Meligeni contra Shuai Zhang e Zhizhen Zhang.
Agora o time brasileiro enfrenta a Alemanha na noite deste sábado a partir das 23h e precisa da vitória para ter alguma chance de classificação para as quartas de final.