A equipe comandada por Jaime Oncins vai em busca de fazer história neste sábado buscando a primeira vitória nas finais da Copa Davis nesta que é a primeira participação do Brasil nesta fase no novo formato do torneio.
Além disso, o Brasil tentará quebrar um tabu amargo contra os belgas. Nosso time nunca derrotou o país europeu em quatro confrontos de Copa Davis. O último foi realizado em Belo Horizonte em 2019 com vitória da Bélgica por 3 a 1. Em 2016, fora de casa, o time nacional perdeu por 4 a 0 onde naquela ocasião estreava Thiago Monteiro na equipe. Em 1993 a equipe também foi derrotada, por 3 a 1, em confronto onde havia perdido o mando de sede e em 1960 caímos por 3 a 2 também em solo belga. Do formato antigo só disputamos um dentro de casa.
O Brasil precisa vencer o time europeu neste sábado e ainda torce por vitória da Itália no domingo contra a Holanda para ter chances nos critérios de desempate.
João Fonseca abrirá o confronto diante de Raphael Collignon, 194º, e a seguir tem Thiago Monteiro contra Zizou Bergs, 72º. A dupla será entre Rafael Matos e Marcelo Melo contra Sander Gille e Joran Vliegen.