O tenista cearense Thiago Monteiro foi confirmado, nesta quinta-feira, como um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Esta será a primeira participação do atleta de 27 anos na competição, que começará no próximo dia 23 de julho, no Japão.
"Estou muito feliz por essa conquista, é mais um sonho realizado na minha carreira. É algo que eu almejava desde criança e, principalmente, quando comecei a viver de tênis. Sempre assisti aos Jogos e torci muito pelo Brasil, então ser um atleta olímpico é uma honra muito grande para mim", declarou Thiago.
O atual número 81 do ranking da ATP completou: "Estar em Tóquio é uma grande meta alcançada na minha carreira, agora é disfrutar e me esforçar ao máximo para defender o Brasil da melhor maneira possível. Também queria agradecer muito o apoio que venho recebendo, é um combustível diário para que eu possa dar o meu melhor e treinar duro cada vez mais."
Monteiro será um dos representantes do Brasil no torneio de simples masculino do tênis em Tóquio. O outro será o mineiro João Menezes, que já tinha vaga assegurada desde a atualização do ranking da ATP logo após o término do Grand Slam de Roland Garros. Para garantir classificação olímpica como atual campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima, ele precisaria figurar na listagem entre os 300 primeiros colocados.
Na chave de duplas masculina em Tóquio, o Brasil deverá ser representado pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, mas eles ainda não foram confirmados oficialmente na competição.
Ex-número 74 do planeta em 2017 e confirmado oficialmente em Tóquio nesta quinta-feira, Monteiro foi semifinalista de um ATP pela primeira vez na carreira no ano seguinte. Ele alcançou a semifinal no Torneio de Quito, onde foi superado pelo espanhol Albert Ramos-Vinolas por 2 sets a 1.
As partidas de tênis nos Jogos Olímpicos terão início em 24 de julho, no Ariake Tennis Park, em Tóquio.