Novak Djokovic, número cinco do mundo, confirmou suas baixas expectativas para o Masters 1000 de Monte Carlo e foi eliminado logo em sua estreia nesta quarta-feira no torneio jogado no saibro, com premiação de 6,1 milhões de euros.
O sérvio foi derrotado pelo chileno Alejandro Tabilo, 32º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 após 1h27min de duração na quadra central Rainier III em Mônaco.
Nole vinha de semifinal no ano passado e perderá 400 pontos no ranking. Ele vinha do vice no Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos, há dez dias, mas também ainda com uma infecção no olho contraída há 12 dias nas semis na Flórida.
Tabilo volta a ser o algoz do sérvio repetindo o triunfo que teve contra ele no Masters 1000 de Roma, na Itália.
Na partida desta quarta o sérvio entrou apático, passivo e Tabilo dominou com seus golpes e consistência. Fechou o primeiro set com autoridade com uma quebra, abriu uma quebra cedo no segundo set fazendo 3 a 1, teve chances de ampliar com nova quebra no quinto game, mas Nole sustentou seu saque, salvou match-point no nono game, forçou o rival sacar para o jogo, mas não conseguiu a reação e adia mais uma vez o 100º título, agora para o torneio de Madri. Foram 29 erros não-forçados do sérvio no jogo contra 18 winners. Mais consistente, Tabilo aplicou 16 bolas vencedoras e 16 erros.
Tabilo enfrenta o búlgaro Grigor Dimitrov ou o monegasco Valentin Vacherot nas oitavas de final.