Com uma bela atuação, João Fonseca, número 145 do mundo, garantiu mais uma vitória e a classificação antecipada para a semifinal do NextGen Finals, torneio com os oito melhores jovens até 20 anos.
O carioca precisou de apenas 1h07min para derrotar o americanop Learner Tien, 122º colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 4/0 4/0 1/4 4/2 na quadra central de Jeddah, na Arábia Saudita.
A partida foi uma reedição da final do US Open juvenil do ano passado onde o brasileiro levou a melhor e foi o primeiro encontro deles no profissional.
Fonseca se torna apenas o segundo sul-americano em oito edições a se garantir na semifinal do evento igualando, no mínimo, a campanha do argentino Sebastian Baez de 2021. Se torna também o segundo mais jovem na semifinal, atrás apenas um mês de Jannik Sinner que se sagrou campeão em 2019.
O carioca, que já havia obtido seu maior resultado na quarta-feira ao superar o top 20, o francês Arthur Fils, agora buscará mais uma vitória contra o tcheco Jakub Mensik, 48º colocado e já eliminado. O brasileiro já está classificado como o primeiro do grupo azul.
A outra vaga do grupo ficará entre o vencedor de Tien e Fils que também ocorre na sexta-feira. No grupo vermelho o americano Alex Michelsen é o primeiro classificado.
O jogo
Fonseca esteve perfeito nos dois primeiros sets. Conseguiu vencer pontos decisivos e duas quebras em cada. Sacou demais, esteve com a direita afiada, contra-atacou bem de backhand. Fez tudo bem, errou apenas uma bola no segundo set. O resultado foram dois pneus. Tien fez seu primeiro game no terceiro set, subiu de nível e o brasileiro cometeu alguns erros abrindo brechas. Acabou tomando uma quebra, teve chance de reação, mas o americano fechou. No quarto set equilíbrio até o alto nível aparecer novamente para uma quebra e definição com solidez. Foram 17 winners e 17 erros no encontro do carioca.