João Fonseca, de apenas 18 anos, número 145 do mundo, brilhou nesta quarta-feira em sua estreia do NextGen Finals, torneio com os oito melhores atletas até 20 anos, jogado em Jeddah, na Arábia Saudita.
O carioca repetiu o triunfo do Rio Open e voltou a bater o francês Arthur Fils, de 20 anos, 20º do mundo, por 3 sets a 2 de virada com parciais de 3/4 (11/9) 4/2 4/1 1/4 4/1 após 1h50min e lidera o grupo B da competição com premiação de mais de US$ 2 milhões que já teve Carlos Alcaraz e Jannik Sinner como campeões.
A vitória é a maior da carreira do brasileiro que teve justo o triunfo sobre Fils no Rio de Janeiro como o maior até aqui - na época o francês era o 36º colocado.
João voltará à quadra nesta quinta-feira contra o americano Learner Tien, 122º, que derrotou na primeira rodada o tcheco Jakub Mensik, 48º. Se vencer pode carimbar sua vaga na semifinal antecipadamente.
O jogo
O duelo começou equilibrado com saques confirmados e um merecido tie-break. Fopnseca teve dois set-points não aproveitados após grandes saques do francês. Uma dupla-falta no 9 a 9 custou a parcial para o brasileiro após bom ponto e Fils.
No segundo e terceiro sets o brasileiro encaixou bem as devoluções e foi dominante. No segundo ele sacou em 3 a 1, mas fez duas escolhas erradas, foi quebrado, mas conseguiu o triunfo com nova quebra no ponto decisivo. No quarto set erros do brasileiro custaram uma quebra que foi decisiva. Preciso, Fils fechou por 4 a 1.
No quinto set o brasileiro aproveitou sua terceira chance no ponto decisivo no quarto game, abriu 3 a 1 e fechou com autoridade no saque.