João Fonseca, número 145 do mundo e de 18 anos, sentiu dores na região do braço e do ombro direito, saiu atrás, mas conseguiu a virada e terminou invicto na fase de grupos do NextGen Finals, em Jeddah, na Arábia Saudita.
O carioca derrotou o top 50, o tcheco Jakub Mensik, 48º colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 3/4 (7/4) 4/3 (10/8) 4/3 (7/5) 3/4 (7/4) 4/3 (7/5) após 2h11min de duração e finalizou o grupo da morte invicto. Ele passou na sequência por Arthur Fils, 20º e sua maior vitória, Learner Tien, 122º, e agora Mensik, este eleito a Revelação do Ano de 2024 pela ATP.
O brasileiro joga neste sábado, a partir das 15h, contra o francês Luca Van Assche, 128º colocado, que foi o segundo colocado do grupo vermelho. A outra semi será às 13h entre os americanos Alex Michelsen e o Tien.
O jogo
Fonseca teve uma verdadeira batalha de tie-break. No primeiro set o carioca teve três chances de quebra, mas Mensik fechou o game com três aces. No desempate o tcheco foi mais sólido no serviço e finalizou. No segundo o equilíbrio seguiu, mas Fonseca ganhou um tie-break nos detalhes. O brasileiro então pediu atendimento médico massageando o ombro e o braço direito. No retorno ele não parecia de todo mal e seguia firme no saque e nos smashes. Abriu 6 a 4 no tie-break e fechou na segunda oportunidade. No quarto set novo desempate, dessa vez Mensik abriu vantagem e serviu bem para fechar.
No quinto e último set veio a primeira quebra com o brasileiro abrindo 2 a 0. Ele teve dois match-points no quinto game para fechar, mas fez uma escolha errada e permitiu a quebra e um novo tie-break. O brasileiro virou no finalzinho e conseguiu a vitória nos detalhes.