Com mais uma grande apresentação, João Fonseca brilhou, na madrugada deste sábado, e conquistou o título do challenger 125 de Camberra, na Austrália, torneio que abre a temporada e é jogado no piso duro. Crédito: Tennis Australia
O carioca, número 145 do mundo e de 18 anos, passou pelo qualifier americano Ethan Quinn, de 20 anos, 202º colocado, por 2 sets a 0 com um duplo 6/4 após 1h11min de duração na lotada quadra central do evento com premiação de US$ 200 mil.
Esta é a segunda conquista nível challenger do brasileiro, a maior para ele que havia vencido, em agosto, o torneio de Lexington, nos Estados Unidos, na época ainda com 17 anos.
Ele acaba com uma sequência de onze vitórias do adversário e engata sua 10ª vitória seguida uma vez que vem do título do NextGen Finals, em Jeddah, na Arábia Saudita, superando dois jogadores do top 50, um deles no top 20, Arthur Fils, além de Jakub Mensik, 48º na época. Fonseca igualou feitos de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner como únicos de 18 anos a vencerem o torneio.
O título representa um salto para o brasileiro no ranking. Com os 125 pontos somados ele irá aos 534 pontos e será o 113º colocado, já sonhando com uma vaga no top 100 o qual ficará a menos de 80 pontos de distância.
Agora o desafio será buscar a primeira chave principal de um Grand Slam. Ele parte para Melbourne onde disputa o quali do Australian Open que já começa nesta segunda-feira, 6. Ele conhecerá neste domingo seu oponente de primeira rodada. São necessárias três vitórias até a vaga na chave principal que começa no dia 12.
O jogo
A partida começou com os dois jogadores firmes no saque. Fonseca não conseguiu imprimir um bom ritmo nas devoluções, talvez um pouco nervoso. Só que ao mesmo tempo ele não dava chance em seu saque e conseguiu achar as respostas no nono game quando quebrou e fechou por 6/4. O brasileiro quebrou cedo e fez 3 a 1 no segundo set e foi mantendo o saque até definir em 6/4, sem sustos, com um winner de direita no terceiro match-point.
A campanha
O brasileiro teve a semana perfeita na capital australiana. Passou suas cinco vitórias sem perder nenhum set. Atropelou seus primeiros adversários com vitórias rápidas sobre Mackenzie McDonald, 131º e ex-top 40, por 6/1 6/3 e com alguma dificuldade no segundo set contra o croata Duje Ajdukovic, 142º, nas oitavas. Nas quartas um susto no segundo set perdendo por 3 a 1, mas a recuperação com cinco games seguidos contra o o francês Harold Mayot, 116º, fazendo 6/2 6/3. Na semifinal, contra o top 100, o britânico Jacor Fearnley, 99º, um início mais difícil, mas deslanchando no final do primeiro set e dominando no segundo para fazer um duplo 6/3.