Ele tem conseguido marcos impressionantes na história do tênis brasileiro.
Nesta quinta-feira (23), o talentoso João Fonseca fez história ao conquistar um feito inédito: entrou oficialmente para a lista dos 100 melhores tenistas do mundo. O mais impressionante? João se tornou o brasileiro mais jovem a alcançar essa posição, superando o tão querido Gustavo Kierten, o Guga, que por tanto tempo reinou nesse posto.
A confirmação oficial da colocação de João na classificação ainda não foi divulgada, mas tudo indica que o jovem de apenas 18 anos está, de fato, entre os 100 melhores do mundo. Vale lembrar que ele já havia alcançado a 98ª posição após sua vitória histórica sobre Andrey Rublev no Australian Open, e especula-se que ele possa estar em uma posição ainda mais alta agora. A expectativa é grande para ver o jovem talento brasileiro seguir surpreendendo o mundo do tênis!
Antes de João Fonseca, o Brasil já havia feito história no tênis com outros dois grandes nomes, Cássio Mota e Guga Kuerten, que também se destacaram pela baixa idade quando entraram para o ranking mundial. No entanto, Fonseca se destaca ainda mais, já que tanto Guga quanto Cássio alcançaram esse feito aos 19 anos, enquanto João conseguiu aos 18.
O jovem atleta vem de uma fase impressionante, com duas grandes vitórias recentes: o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra. Com esses resultados, João possuirá 600 pontos somados aos 80 pontos já conquistados com sua campanha no Australian Open.
Um detalhe importante é que, além desse feito, João Fonseca já havia quebrado outro recorde ao se tornar o tenista mais jovem da Era Aberta a conquistar uma vaga na chave principal de um Grand Slam. Para o Brasil, a presença de João Fonseca nessas listas e torneios pode abrir as portas para um outro marco: a presença de três atletas no ranking dos 100 melhores da ATP simultaneamente, já que outros grandes nomes, como Thiago Monteiro e Thiago Wild, poderão estar na lista. Algo que não acontecia desde 2017, quando Thomaz Bellucci (55º), Rogério Dutra Silva (69º) e Thiago Monteiro (100º) ocuparam algumas posições da lista no mesmo ano.
Quando se fala de tênis, o Brasil não deixa a desejar: ao longo dos anos, o país já emplacou 27 tenistas na lista dos 100 melhores do mundo, mostrando o potencial dos brasileiros no esporte.