Com uma grande atuação, o brasileiro João Fonseca estreou com vitória no Australian Open nesta terça-feira, 14. O tenista bateu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), em 2h23min de partida.
João Fonseca mostrou regularidade e não deu chances para Rublev. Nos tie-breaks do primeiro e terceiro sets, o brasileiro teve controle emocional nos momentos mais decisivos.
Outro fator chamou a atenção na estreia de João Fonseca. O jovem tenista tem o forehand (golpe de direita) mais rápido do Australian Open até o momento, alcançando 181 km/h. O tenista francês Giovanni Mpetshi Perricard chegou a 180 km/h no forehand. O espanhol Carlos Alcaraz atingiu 178 km/h. Veja:
João Fonseca just hit the fastest forehand of the tournament at the Australian Open.
181 km/h.
At 18 years old, this is actually terrifying. ? pic.twitter.com/KR5ZqUTGcx
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) January 14, 2025
João Fonseca embalou a décima quarta vitória seguida no circuito da ATP. O brasileiro entrou provisoriamente no "top 100? do ranking masculino. "É a minha primeira vez jogando um torneio tão grande, então estou só aproveitando. Quero agradecer muito a essa torcida incrível", disse João Fonseca.
"Têm muitos brasileiros aqui torcendo por mim e foi um momento incrível. Estava só focado no meu jogo, tentando não colocar muita pressão sobre mim diante de um top 10, e aproveitando a ajuda da torcida. Só estou curtindo e agora vamos para a segunda rodada. Só tenho mais uma coisa a dizer: aqui é Brasil!", completou.
Na segunda rodada do Australian Open, o prodígio brasileiro irá enfrentar o italiano Lorenzo Sonego, atual 55º colocado do ranking da ATP.