Daniil Medvedev é o primeiro finalista do US Open de 2021. O russo obteve a vaga na decisão ao vencer, nesta sexta-feira, o canadense Felix Auger-Aliassime, 15º do ranking mundial, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/5 e 6/2, em 2h03min de partida.
Vice-campeão do Aberto da Austrália neste ano, o número 2 do mundo volta a tentar o título em Nova York, como fez em 2019, quando foi derrotado pelo espanhol Rafael Nadal. No ano passado, o tenista chegou à semifinal do Grand Slam norte-americano.
O adversário de Medvedev na final de domingo será o vencedor do duelo entre o atual número 1 do mundo, Novak Djokovic, e o quarto colocado da ATP, Alexander Zverev, programado para ocorrer na noite desta sexta-feira. O russo soma três vitórias e cinco derrotas contra o sérvio, enquanto diante de Zverev, a vantagem é do alemão: 5 a 4.
Aliassime, de 21 anos, acabou sendo eliminado nas semifinais, mas teve a sua melhor campanha em torneios do Grand Slam, superando as quartas de final que alcançou em Wimbledon.
O primeiro set do confronto entre Medvedev e Auger-Aliassime foi bastante disputado. A única quebra de saque foi obtida pelo russo, que serviu para fazer 1 a 0 na disputa.
Na segunda parcial, Aliassime foi mais agressivo no jogo de fundo de quadra e pouco foi à rede. Quebrou o saque de Medvedev e abriu 5 a 2, mas a perda de dois set points acabou com sua concentração e equilíbrio, deixando o russo reagir, ganhar cinco games consecutivos e abrir 2 sets a 0.
Com o canadense psicologicamente abalado, Medvedev aproveitou para iniciar o terceiro set com uma quebra de serviço. Aliassime mostrou reação e teve a oportunidade de devolver a quebra quando estava 3 a 1, mas falhou. Medvedev abriu 5 a 1 e administrou a vantagem no fim para vencer por 6/2 e alcançar a final.