João Fonseca deu mais uma prova que tem tudo para deixar o status de promessa e virar realidade. O tenista de 18 anos derrotou o russo Andrey Rublev por 3 sets a 0 (7/6, 6/3 e 7/6) na primeira rodada do Aberto da Austrália. Foi a estreia do brasileiro na chave principal de um Grand Slam.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O triunfo contundente contra o número 9 do mundo provocou reações do mundo do tênis. O perfil do Aberto da Austrália, que já estava encantado desde o quali, publicou uma foto de João e escreveu: “Nasce uma estrela. O Brasil tem um novo fenômeno”.
A ⭐️ is born.
Brazil have a new Fenômeno and his name is Joao Fonseca!
The 18-year-old qualifier beats No.9 seed Andrey Rublev 7-6(1) 6-3 7-6(5) @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/lBYZunZEcq
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 14, 2025
O Tennis TV, um dos maiores da modalidade no X, colocou bandeiras do Brasil e disse: “Guardem esse nome: João Fonseca”.
REMEMBER THE NAME: 🇧🇷 JOAO FONSECA 🇧🇷 @AustralianOpen #AO2025 pic.twitter.com/NqdHffWJcU
— Tennis TV (@TennisTV) January 14, 2025
“Fonsequizado” virou um dos termos mais falados nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 14, e foi adotado pela torcida para mostrar que estão empolgados com o que o jovem carioca pode fazer no circuito.
Ao final da partida, João Fonseca agradeceu a presença dos torcedores brasileiros em Melbourne. “Nada mal [a sensação], só quero aproveitar o momento nessa quadra maravilhosa. Minha primeira vez aqui, meu primeiro Grand Slam, só aproveitar. Eu realmente quero agradecer esse público maravilhoso, os fãs brasileiros. Muitos brasileiros aqui assistindo e torcendo por mim, agradecer muito”, começou.
“Só foquei no meu jogo, tentei não colocar pressão em mim contra um top 10, chamar a torcida pra me ajudar. Só aproveitei e joguei, foquei no meu jogo. Agora é a segunda rodada. Eu coloco muito trabalho duro, meu time sabe disso. Aqui é Brasil, vamos”, completou.
Na próxima rodada, João Fonseca encara o italiano Lorenzo Sonego, de 29 anos. O atual número 55 do mundo já conquistou quatro títulos na carreira e venceu suíço Stan Wawrinka, tricampeão de Grand Slam, na estreia na Austrália.