Principal favorito ao título no Masters 1000 de Monte Carlo e número dois do mundo, o alemão Alexander Zverev foi eliminado logo em sua estreia no primeiro grande torneio no saibro europeu.
O alemão vice-campeão de Roland Garros foi eliminado pelo italiano Matteo Berrettini , ex-top 10 e atual 34º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 2/6 6/3 7/5 após 2h28min de duração. Zverev segue sua fase ruim desde que foi vice-campeão do Australian Open. Ele parou nas quartas do Rio Open, Buenos Aires, estreia em Indian Wells e oitavas em Acapulco, Miami e admitiu que não deveria ter ido para os torneios sul-americanos.
Zverev perde a chance de passar Jannik Sinner e assumir o número 1 do mundo pela primeira vez. Ele tinha a chance se fosse o campeão em Mônaco, Munique e Madri e agora adia o sonho para uma data posterior. Assim, o italiano garante pelo menos mais um mês na liderança onde já está há 44 semanas, desde junho de 2024.
Berrettini, por sua vez, espera pelo tcheco Jiri Lehecka, 28º, ou o italiano Lorenzo Musetti, 16º, nas oitavas de final.
Depois de ser dominado por Zverev no primeiro set cometendo muitos erros, Berrettini usou a torcida italiana em grande número (Monte Carlo fica perto da fronteira do norte italiano) para elevar o nível. Ele quebrou para abrir 5 a 3 no terceiro set e o jogo ficou dramático com Zverev lutando, devolvendo a quebra e igualando em 5 a 5. Berrettini batalhou para quebrar de novo, abriu 6 a 5 e teve que lidar com um 15/30 para ser agressivo e fechar o jogo. Este foi o sétimo duelo entre eles e a terceira vitória de Matteo.