A cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar, neste domingo, 20, foi conduzida pelo astro de Hollywood Morgan Freeman. Em curto discurso, ao lado do youtuber Ghanim Al Muftah, o ator fala sobre diversidade e ressalta que todos são bem-vindos para o Mundial - sediado em um país criticado por desrespeitar direitos humanos e por sua legislação não inclusiva.
- Veja a agenda dos jogos da Copa do Mundo 2022 e acompanhe os resultados e a classificação dos times.
"Eu ouvi algo bonito. Não apenas música, mas também esse chamado para celebrar tudo o que ouvi", começou Freeman, em meio ao luxuoso show de luzes e artistas. "A Terra é a 'tenda' de todos. Juntos, podemos fazer o chamado para todos se juntarem a nós", complementou.
Em outro momento, Al Muftah, influenciador que tem síndrome de regressão caudal --uma má-formação rara--, perguntou se era bem-vindo e Freeman respondeu: "Todos são bem-vindos. Esse é um convite para todo o mundo."
Ainda no espetáculo, Freeman ressaltou: "O tema da cerimônia de abertura é a união de toda a raça humana, interligando diferenças por meio da humanidade, do respeito e da inclusão", disse o ator que ressaltou o poder futebol em "juntar nações, comunidades".
A escolha do Catar como país sede para a Copa do Mundo gerou polêmica por críticas internacionais à legislação local por desrespeito aos direitos humanos e às liberdades individuais. O Código Penal do Catar, por exemplo, reconhece a homossexualidade como uma prática criminosa, assim como manifestações por direitos LGBTQIA+.