Treino de musculação para esportes na praia; saiba como fazer

O fortalecimento é importante para quem se exercita em um terreno instável

24 ago 2023 - 13h36
(atualizado às 17h14)

Tanto faz se é beach tennis, futevôlei, beach soccer e vôlei de praia, ou seja, os esportes de praia desfrutam de pleno crescimento na atualidade. Além disso, o êxito não se resume somente na atuação dentro das areias. E, nesse sentido, o educador físico da rede de academias Evoque Patrick Ebber vai orientar o treino de musculação para adeptos do esporte de praia.

Treino de musculação para adeptos do esporte de praia - Shutterstock
Treino de musculação para adeptos do esporte de praia - Shutterstock
Foto: Sport Life

Saiba mais do treino de musculação para adeptos do esporte de praia

"Eu indico musculação duas vezes e treino específico na areia três vezes falando em cinco sessões semanais. Isso porque já que treinos na areia o impacto articular é menor, conseguimos reduzir os dias na musculação sendo que a musculação seria usada para trabalharmos fortalecimento articular e muscular do corpo", disse Patrick em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Publicidade

Dessa maneira, fica claro o quão faz bem um reforço muscular desde que ocorra um limite, isto é, o exagero acarreta na piora do desempenho do atleta independente da modalidade em que compete.

"Pode treinar 24h depois sendo outro grupo muscular, porém não o mesmo grupo muscular, que foi treinado no dia anterior. As fibras musculares precisam de no mínimo 48h para ter uma boa recuperação e aí sim treinar aquela musculatura novamente", orientou Ebber.

Uma vez que se trata de esportes de praia, a exigência corporal é muito grande. Então, o que um atleta precisa ter em mente é de que o "core" (abdômen e lombar) não deve ser ignorado quando há o trabalho na academia.

"Então, precisamos ter um core forte para aguentar jogos de maior resistência. Coxas, posteriores de coxa e panturrilha fortes para aguentar os saltos e arrancadas sem lesionar a musculatura, ligamentos ou tendões", discorreu o educador físico.

Publicidade

O que se deve consumir para ser resistente na hora do "play" na areia?

"Pode-se pensar em alimentos ricos em carboidratos antes dos treinos e após o treino gel de carboidrato durante o treino ou até mesmos sucos que possam repor carboidrato e sais minerais. Nunca comer alimentos sólidos e 'pesados', como massas, carne vermelha , arroz e mandioca. Os exercícios na areia demandam muitos saltos e isso pode ocasionar algum desconforto ao atleta", encerrou Patrick Ebber.

Dado

Números refletem o crescimento desses esportes em solo tupiniquim. A empresa de benefício corporativo TotalPass afirmou por meio de sua pesquisa, que a busca por esportes em areia aumentou em 120% por trimestre no ano de 2022.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se