O treinador interino do Vasco, Rafael Paiva, foi o grande destaque do Cruzmaltino na vitória por 4 a 1 sobre o São Paulo no último final de semana. O técnico do sub-20 teve, mais uma vez, a função de comandar a equipe profissional e saiu-se muito bem - elogiado pela diretoria e por torcedores. Com isso, Rafael Paiva ganhou força nos bastidores do Vasco para seguir como treinador do time profissional no decorrer da temporada.
De acordo com o jornalista Guilherme Abrahão, da Itatiaia Esporte, o Vasco está atento ao mercado, observando as possibilidades para contratar um novo treinador. No entanto, o clube encontra dificuldades, o que aumenta a possibilidade de manutenção de Rafael Paiva, que deixaria o seu trabalho no sub-20 para ser efetivado no profissional.
Rafael Paiva soma cinco jogos no comando da equipe profissional do Vasco, todos em intervalos do clube após demissões de treinadores (Ramón Díaz e Álvaro Pacheco). No total, são duas vitórias conquistadas, dois empates e apenas uma derrota sofrida. Rafael Paiva, por sinal, era o comandante do Vasco na classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, eliminando o Fortaleza.
O treinador interino, no jogo contra o São Paulo, chamou a atenção dos torcedores e foi elogiado por "fazer o básico" - utilizando jogadores da base, barrando jogadores que vivem má fase e acertando nas substituições. Porém, é evidente que o trabalho de Rafael Paiva vai muito além de fazer o básico. O treinador conhece o Vasco e o elenco - motivo que o faz ganhar força internamente.
Situação de Ramón Díaz
Recentemente, com a demissão de Álvaro Pacheco, o nome do treinador Ramón Díaz, junto com seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz, foi fortemente vinculado ao Vasco, com a possibilidade de o argentino, que deixou o clube há dois meses, retornar ao comando. Por conhecer o elenco, Ramón ganha vantagem sobre outros treinadores no mercado.
Além disso, o treinador e seu filho ainda constam no BID do Vasco e possuem contrato ativo com o clube, o que facilitaria um possível retorno de ambos. No entanto, segundo o jornalista Guilherme Abrahão, o elenco do Cruzmaltino está dividido sobre um possível retorno de Ramón Díaz. Algumas lideranças do plantel são a favor do retorno, enquanto outros jogadores não aprovam a volta.
A novela envolvendo Ramón Díaz e o Vasco deve ganhar novos capítulos ao longo da semana, visto que será decisiva para o futuro comando do clube na temporada.