Ainda hoje símbolo maior do auge da Sega em seu tempo como desenvolvedora de consoles e arcades, o Mega Drive foi um console marcante: Ele não apenas inaugurou a era 16-bits, como foi responsável por tirar a rival Nintendo de sua zona de conforto, dando o pontapé inicial na guerra dos consoles.
Entre 1990 e 1997, o Mega Drive (ou Genesis, nos Estados Unidos) foi a plataforma de inúmeros clássicos e sucessos inesquecíveis. Confira abaixo um top 10 com os jogos marcantes do console, que facilmente poderia ser um top 20 ou 30, devido a várias obras que acabaram de fora da lista:
Sonic the Hedgehog 2
Sequência do jogo que lançou um dos mascotes mais importantes dos video games, Sonic the Hedgehog 2 condensa tudo o que o Mega Drive fazia de melhor, com bastante velocidade, trilha sonora que tirou o máximo que o chip de som podia, e um design inventivo e divertido. Depois de todo o sucesso do Sonic original, a Sega tinha pressão de entregar uma sequência tão boa quanto, mas sua equipe de desenvolvimento conseguiu entregar um game ainda melhor, superior em todos os quesitos.
Gunstar Heroes
Obra máxima dos magos da Treasure, desenvolvedora especializada em tirar leite de pedra 16-bits, Gunstar Heroes é um game que apresenta realizações técnicas aparentemente impossíveis. Um game de ação ininterrupta, que leva os reflexos do jogador ao limite com sequências desafiadoras de plataformas, ondas de centenas de inimigos e chefes com várias formas. E tudo isso com a opção de dois jogadores simultâneos, e três opções de armas para cada um.
Shinobi III: Return Of The Ninja Master
Sucesso nos Arcades, Master System e presente na primeira leva de jogos do Mega Drive, ainda no final dos anos 1980, o ninja Joe Musashi fez seu retorno triunfal em Shinobi III: Return Of The Ninja Master, lançado em 1993. Aqui o jogador enfrentará hordas de ninjas, robôs e armas biológicas em fases muito bem desenhadas, intercaladas com sequências de perseguição. Batalhas épicas contra chefões (incluindo um Mecha Godzilla) fecham um pacote de alta qualidade.
Disney's Aladdin
Se no Super Nintendo Aladdin foi um game comum, no Mega Drive ele foi um game classe AAA. Com visuais e animações padrão Disney - literalmente, pois as sprites foram desenhadas por animadores da companhia - Disney´s Aladdin é o rei dos games licenciados. Bonito, com duração na medida certa e divertido, Aladdin é um dos melhores games da biblioteca do Mega Drive.
Streets of Rage 2
Streets of rage 2 não foi apenas um dos melhores jogos de ação e briga de rua do Mega Drive, o jogo é simplesmente um dos melhores “beat ´em up” já lançados. Com gráficos excelentes, trilha sonora estilo techno caprichada e quatro personagens com estilos distintos a escolher, Streets of rage 2 oferecia tudo o que um fã de briga de rua poderia querer.
Contra: Hard Corps
Não que Contra: Hard Corps seja difícil, ele é o game que Dark Souls gostaria de ser quando crescer. Com “hard” até nome, Contra é um game que oferece um desafio brutal para os amantes de fortes emoções e dificuldade no limite. À parte esse quesito, Contra: Hard Corps também é um game com fases variadas, multiplayer cooperativo e tecnicamente brilhante, cheio de sprites gigantes, rotações e explosões.
Beyond Oasis
Não é segredo que The Legend of Zelda: A Link to the Past foi um marco nos video games. Na geração 16-bits, muitos jogos tentaram e falharam em replicar sua fórmula. Até que em 1995 Beyond Oasis foi lançado pela Ancient, parceira de longa data da Sega. Ainda que o game tenha mecânicas e visão de jogo inspiradas em Zelda, Beyond Oasis apresenta estilo visual bem próprio e uma campanha cheia de batalhas épicas e momentos divertidos.
Thunder Force IV
O Mega Drive foi um console rico em jogos “shoot ´em up”, ou jogos de novinha, como é popularmente conhecido. Entre eles, Thunder Force IV se destaca como sendo o melhor em todos os quesitos, desde seus gráficos e sons espetaculares, até suas fases variadas e com dificuldade na medida certa. Chefes colossais e milhares de inimigos (tudo sem um pingo de slowdown) completam a melhor experiência que um “shoot ´em up” pôde oferecer no 16-bits da Sega.
NHL 94
O Mega Drive foi o console onde a excelência esportiva da Electronic Arts teve sua gênese, tendo em NHL 94 tudo o que um game de esporte da época poderia oferecer. Rápido, fluido e fácil de dominar, qualquer jogador poderia em poucas partidas se tornar um craque e meter um monte de gols. O game também já contava com a licença da NHL, incluindo aí nomes de jogadores reais e os times da época.
Ayrton Senna´s Super Monaco GP 2
Na era 16-bits, os jogos de corrida costumavam ir mais para o lado da fantasia, sendo propositalmente exagerados ou com temas mágicos e futuristas. Ayrton Senna 's Super Monaco GP 2 foi um dos raros exemplos que quebravam essa regra, oferecendo uma experiência realista de Fórmula 1. Graças a supervisão do herói das pistas Ayrton Senna, Super Monaco GP 2 foi o melhor game de corrida realista de sua época.