35 anos de Mega Drive: relembre os 10 melhores jogos do console

30 out 2023 - 09h31

Em 29 de outubro de 1988, a Sega lançou seu terceiro console e sucessor do Master System, que revolucionaria a indústria e conquistaria o coração de milhões de jogadores ao redor do mundo. Esse foi o Genesis, mais conhecido aqui no Brasil como Mega Drive.

Sob a icônica campanha "Genesis Does What Nintendon't" ("O Mega Drive faz o que a Nintendo não faz" em português), o console ficou ainda mais popular por ser uma versão que cabia no bolso de muitos pais.

Publicidade

Era uma nova paleta de cores, gráficos aprimorados, velocidade de processamento e uma biblioteca com mais de 900 jogos que fizeram sucesso também no Brasil, graças à parceria com a TecToy, somando mais de 40 milhões de unidades vendidas.

Relembre alguns dos mais queridos títulos que a Sega produziu para o Mega Drive. São jogos que não só fizeram parte da infância de muitos, mas também são lembrados e remasterizados até hoje.

Sonic the Hedgehog 2

Publicidade
Convenhamos, Chemical Plant Zone é a fase detentora da melhor trilha sonora de todo o STH2.
Convenhamos, Chemical Plant Zone é a fase detentora da melhor trilha sonora de todo o STH2.
Foto:  Wizard Dojo  / Voxel

O ouriço azul supersônico se tornou o embaixador, mascote e promotor-mor da Sega e não à toa: ele é um dos personagens mais icônicos dos videogames. O jogo original de 1991 é um clássico absoluto. Um ano depois a Sega conseguiu algo que só anos depois a Sony alcançaria: bater a poderosa Nintendo com o lançamento de Sonic the Hedgehog 2.

Streets of Rage 2

Guardem esse nome: Yuzo Koshiro, o rei das OSTs de games da Sega.
Foto:  Classic Reload  / Voxel

A continuação do clássico beat 'em up é amada por sua ação intensa e trilha sonora memorável feita pelo lendário Yuzo Koshiro. Sugestão: leia a lista ouvindo o som maneiríssimo abaixo:

Streets of Rage 2 é frequentemente considerado o melhor da série, com um gameplay aprimorado e habilidades únicas dos personagens principais.

Golden Axe

Se lembra daquela montaria dragonesca que dava dashs insanos?
Foto:  Tecmundo  / Voxel

O clássico medieval hack and slash é totalmente genial e foi desenvolvido para fliperamas, podendo ainda ser encontrado em alguns arcades pelo mundo. Seja com um bárbaro, uma amazona ou um anão, você deve - ser roubado por gnomos malditos - chegar ao castelo de Death Adder, salvar o rei e a rainha, além de enfrentar hordas de inimigos baseado na pancadaria.

Publicidade

Phantasy Star IV

Considerado por muitos como o RPG que a SEGA revolucionou.
Foto:  GameHall  / Voxel

Este é um dos jogos de RPG clássicos mais aclamados para o Mega Drive, com uma narrativa envolvente, gráficos impressionantes e um sistema de batalhas por turno, com foco pesado na exploração de mapas e na interação com NPCs, permitindo controlar vários personagens. Mesmo com as limitações do Mega Drive, os gráficos e a parte sonora eram bastante satisfatórios.

Shinobi III: Return of the Ninja Master

Essa primeira fase, embalada por uma trilha sonora genial marcou nossa infância!
Foto:  RetroGameMan  / Voxel

Esta joia do Mega Drive foi para o console da Sega o que Ninja Gaiden foi para a Nintendo. O título trouxe um gameplay mais fluído, rápido e várias habilidades novas em relação ao ao antecessor "Revenge of Shinobi", como escalar paredes. Esse foi um dos títulos mais difíceis e colocou muitos jogadores para enfrentar uma das melhores aventuras do ninja Joe Musashi.

Mortal Kombat

O primeiro Mortal Kombat ficou famoso por utilizar atores digitalizados.
Foto:  Blog TecToy  / Voxel

Sangrento, brutal e violento, o primeiro Mortal Kombat foi uma das experiências mais gratificantes da história dos jogos de luta. Para quem tinha o Mega Drive, a Sega lançou a versão "sem cortes", onde todos os Fatalities, golpes e especiais eram fiéis ao arcade. Ou seja: muito sangue.

Publicidade

Ecco the Dolphin

Muitos elogiavam Metroid por fazer você se sentir sozinho e isolado, porém Ecco aumentou isso dez vezes.
Foto:  AL82 Retrogaming Longplays  / Voxel

Os jogadores de todo o mundo mergulharam em um oceano repleto de quebra-cabeças. À primeira vista parece inofensivo, mas é um jogo assustador e com uma história bizarra: um golfinho que viaja no tempo para salvar sua família de alienígenas que querem devorar as criaturas do mar.

É desesperador porque golfinhos, apesar de viverem no mar, não conseguem respirar debaixo d'água, então a maior preocupação do jogador é não deixar o bicho morrer afogado, procurando sempre uma brecha de superfície para respirar. E isso enquanto lida com tubarões, criaturas pré-históricas e o último chefão do jogo, que é essa belezinha aqui:

Vortex Queen é a principal vilã de Ecco, ela era a líder de uma espécie alienígena muito poderosa.
Foto:  Reddit  / Voxel

Se muitos já detestam fases de água, imagine um jogo onde todas as fases são? É uma prova de resistência para quem sofre de talassofobia!

Super Street Fighter II: The New Challengers

Foto:  Blog TecToy  / Voxel

Lançado originalmente nos fliperamas em 1993, "Super Street Fighter II: The New Challengers" chegou às mãos dos donos de um Mega Drive apenas em julho de 1994 com um incrível cartucho de 40 Megabits - o maior jogo oficial lançado para o console.

Publicidade

Em comparação com "Street Fighter II: Special Champion Edition", lançado um ano antes no 16 Bits da Sega, o título trazia várias e bem-vindas novidades, sendo as principais os quatro novos personagens: Cammy, T. Hawk, Fei-Long

Earthworm Jim

Earthworm Jim foi lançado em 1994 para o Mega Drive e mistura os gêneros plataforma e Run and Gun.
Foto:  Polygon  / Voxel

Título indispensável nessa lista, o jogo da minhoca intergalática com poderes especiais, personagens loucos, animações muito bem renderizadas e tiradas cômicas fez bastante sucesso entre as crianças que tinham um Mega Drive nos anos 90.

Altered Beast

Um dos maiores clássicos do Mega Drive.
Foto:  Blog TecToy  / Voxel

Finalmente um dos melhores do Mega Drive, o jogo de ação temático de mitologia grega é lembrado por seu estilo único e transformações do protagonista. Você assume o comando de um guerreiro grego ressuscitado por Zeus, com a missão de resgatar Atena. 

Publicidade

O ponto forte de Altered Beast são os power-ups dos inimigos absorvidos durante as fases, fazendo o centurião se transformar numa besta, como sugere o nome do jogo. Ele pode ser um dragão, urso, tigre e lobo dourado. O problema é que nem sempre era possível pegar os power-ups, tornando quase impossível passar de fase.

Menção honrosa!

Claro que sempre tem um ou outro jogo que escapa a lista e merece espaço para ser relembrado:

Este foi um dos melhores exemplos de jogos baseados em filmes.
Foto:  Tecmundo  / Voxel

Diante de Street Fighter e Mortal Kombat em 1993, a SNK fazia com maestria a arte de se atentar aos detalhes.
Foto:  New Game Plus  / Voxel

Clássico dos arcades dos anos 1990, ele foi o primeiro título tridimensional da Sega.
Foto:  GameHall  / Voxel

Jogo de corrida de 1986 foi criado por Yu Suzuki e a Sega-AM2 para o mercado de arcades.
Foto:  Blog TecToy  / Voxel

Publicidade
Jogo trazia fases baseadas em seus clipes, como o bar de Smooth Criminal, a garagem de Bad e o cemitério de Thriller.
Foto:  Blog TecToy  / Voxel

Jogo chegou como uma
Foto:  MeioBit  / Voxel

O objetivo era recuperar um tesouro deixado pelo Tio Patinhas.
Foto:  Retroplayers  / Voxel

Nestes 35 anos do Mega Drive, não há como não concordar que seus jogos passaram de pais para filhos (quem hoje não vê crianças apaixonadas por Sonic?). O console continua sendo uma prova de que marcou gerações e permanece no coração dos jogadores por muitos e muitos anos.

Espero que você que leu até aqui tenha curtido essa lista feita com muito carinho e nostalgia, até a próxima!

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se