Essa não é a primeira vez que Fire Emblem e Dinasty Warriors, premiada série de jogos musou desenvolvida pela Omega Force e que fez sua estreia em 1997, se misturam. A primeira delas foi em 2017, quando Fire Emblem Warriors deu as caras no Nintendo New 3DS e no Switch.
Cinco anos depois - e pegando os fãs de surpresa - um segundo spin-off foi anunciado, e ele mostra que a parceria segue em excelente forma.
Fire Emblem Warriors: Three Hopes traz uma linha temporal alternativa no continente de Fódlan e, embora tenha conexões com Three Houses, é receptivo com aqueles que não jogaram o mais recente Fire Emblem. E é nessa história que encontramos um dos grandes diferenciais do jogo, que consegue ir além das habituais mecânicas de combate do estilo e surpreende com uma narrativa que, além de inédita, é profunda e emocionante.
No jogo, assumimos o papel de Shez e, após uma rápida batalha inicial que mostra algumas das proezas do protagonista, devemos escolher entre uma das três casas, cada uma com desfechos únicos. Three Hopes proporciona reencontros com personagens importantes do jogo original - por exemplo, Byleth, protagonista do RPG por turnos, agora serve como antagonista -, mas também aposta em novos e cativantes personagens que contribuem de maneira significativa para a nova perspectiva.
Mesmo com um desenvolvimento narrativo inicial lento, Three Hopes consegue encontrar um bom ritmo e prende o jogador em sua longa campanha principal. Além disso, o jogo tem mecânicas de gerenciamento e desenvolvimento de bases, que proporcionam melhorias importantes para a progressão e exigem planejamento, e também aposta em inúmeras missões secundárias que exploram bem seus coadjuvantes e garantem horas de diversão extra para os fãs da franquia e, principalmente, para os fãs do estilo musou.
Se Three Hopes consegue fazer bonito em sua história, na jogabilidade não é diferente. Popular no oriente, o estilo musou pode ser resumido como um hack'n slash de proporções épicas e até mesmo exageradas, com protagonistas poderosos em batalhas contra exércitos expressivos. Enquanto o combate contra tropas menores é fácil e divertido, os confrontos contra líderes exigem tática e atenção aos pontos fracos e fortes de cada inimigo.
Para explorar fraquezas, é possível pausar o jogo, ordenar ataques e até mesmo alternar entre personagens que podem ser mais efetivos em determinadas situações. Esse recurso é bem-vindo nas missões mais difíceis, ainda mais se o jogador quiser ir atrás dos ranques mais altos em cada batalha.
Fire Emblem Warriors: Three Hopes tem um grande elenco de personagens jogáveis, o que não contribui somente para aumentar as camadas estratégicas do jogo, mas também para evitar o velho problema do estilo musou: se tornar facilmente repetitivo.
Cada um dos personagens têm habilidades exclusivas, mesmo que muitos deles dividam a mesma classe, e as técnicas são atreladas às armas equipadas. Somados, esses fatores abrem espaço para que o jogador experimente livremente inúmeras combinações e encontre seu estilo de jogo favorito ou a estratégia perfeita para a situação.
Por fim, o jogo também apresenta alguns problemas pontuais, que não chegam a atrapalhar a experiência como um todo, mas incomodam. Jogando no Switch Lite, é fácil perceber quedas na taxa de quadros por segundo durante as animações e, mesmo que menos perceptíveis, batalhas. Um pouco mais grave é a câmera do jogo, um problema recorrente quando falamos de musou, que assume ângulos estranhos em diversos momentos, principalmente quando há muitos inimigos selecionáveis no campo de visão.
Considerações
Fire Emblem Warriors: Three Hopes implementa o melhor do estilo musou e tem uma narrativa não canônica que consegue levar o melhor de Fire Emblem para um mundo completamente diferente dos RPGs por turno.
Enquanto narrativa e jogabilidade se destacam, as pequenas inconveniências atrapalham um pouco a experiência, mas não o suficiente para limitar a diversão de fatiar centenas de inimigos.
Fire Emblem Warriors: Three Hopes é exclusivo para Nintendo Switch.
Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Nintendo.