Um dos jogos mais aguardados por quem curte tanto RPGs de ação ao estilo Diablo quanto games online como Final Fantasy XIV, Lost Ark finalmente desembarca no ocidente.
A aventura típica de RPGs de fantasia leva o personagem do jogador ao mundo de Arkesia, em uma odisseia em busca da lendária Arca Perdida, um artefato de grande poder que também está na mira de forças malignas da Legião Demoníaca. Não é exatamente uma trama original, mas é apresentada em cenas de animação épicas e muito bem trabalhadas.
O jogo da Smilegate conquistou a Coreia do Sul nos últimos anos e traz elementos dos dois gêneros em uma combinação matadora: são 15 classes para selecionar (entre básicas e avançadas) e um sistema de combate excelente que torna suas batalhas muito mais do que o mero apontar e clicar tão comum aos RPGs de ação. O sistema é bastante equilibrado e mesmo diante de uma dezena de inimigos diferentes, nunca parece sobrecarregar o jogador.
Combate de qualidade
É um jogo moderno, com cenários detalhados e muito sangue e efeitos especiais rolando na tela durante suas batalhas contra hordas de inimigos. Cada classe tem várias habilidades e poderes para personalizar seu estilo de jogo. É possível evoluir essas perícias em até três níveis de personalização e você pode designar até oito delas para usar em combinações variadas, o que dá uma bem vinda sensação de novidade e certamente vai divertir os jogadores em busca da "build" perfeita para cada classe de personagem.
Você escolhe uma classe básica e ainda nos momentos iniciais, pode experimentar como são as variações avançadas, definindo ali qual trilha vai seguir. Jogar distribuindo golpes como um Striker é bem diferente do defensivo Paladin com a clássica combinação espada e escudo, ou com um feitiçeiro que conjura magias poderosas sobre o campo de batalha.
Há algumas habilidades que são gerais e dão ênfase na ação, como o rolamento e o uso de itens especiais como bombas e diferentes tipos de poções que melhoram atributos. Tudo isso é usado em combate, principalmente nas lutas contra os chefões mais desafiadores.
O sistema todo é tão bem projetado para a ação que é uma pena não ter um suporte nativo para controles. Tudo bem que é um jogo para PC, mas outros RPGs do gênero, como Path of Exile, Torchlight e mesmo Diablo já mostraram que dá para levar a fórmula para os joysticks sem perder nenhuma camada de estratégia.
Fora do combate, há um componente de criação, com habilidades de artesanato, e sistemas sociais. Os jogadores podem se reunir em guildas e ganhar acesso a recursos valiosos. Isso dá mais vida ao mundo de Lost Ark, mas é um elemento secundário: você pode se concentrar apenas na aventura e pancadaria se preferir, sem que seu personagem seja prejudicado por ser, digamos, antisocial.
Mundo vasto e cheio de segredos
O mundo do jogo tem áreas que podem ser ocupadas pelos jogadores em troca de itens melhores e de pontos de experiência, mas a melhor forma de evoluir e aprimorar o personagem é progredindo na história. Cada missão rende a quantidade certa de XP e equipamentos para avançar, além de desbloquear o acesso à novas áreas e dungeons. Isso mantém o jogador envolvido na história ao invés de ficar repetindo tarefas ou caçando oponentes fracos para "farmar" sua evolução de forma repetitiva.
Lançado no final de 2019 na Coreia do Sul, o jogo da Smilegate chega ao ocidente pela Amazon Games e já vem cheio de conteúdo, com sete grandes "continentes" cheios de criaturas estranhas, culturas particulares e segredos esperando para serem descobertos. Chefes colossais, tesouros escondidos e batalhas entre jogadores são algumas das atrações que esperam os jogadores nesta nova aventura.
Considerações
Lost Ark é um ótimo RPG, com um sistema de combate envolvente e cheio de possibilidades. O jogo é gratuito e não força o jogador na direção da compra de itens. Você pode se divertir por dezenas de horas sem colocar a mão no bolso, o que é sempre um bom sinal.
Com sua combinação de elementos de ação e sociais, múltiplas classes para evoluir e requisitos de sistema modestos, o game da Smilegate tem tudo para conquistar os fãs brasileiros de RPGs online.
Gratuito para jogar, Lost Ark está disponível para PC.
*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Amazon Games.