Análise: Mario Party Superstars é a celebração de um clássico

Memórias ganham vida e o jogo marca o retorno definitivo da série.

3 nov 2021 - 16h24
(atualizado às 16h33)
Mario Party Superstars
Mario Party Superstars
Foto: Nintendo/Divulgação

Mario Party Superstars traz de volta cinco tabuleiros clássicos do Nintendo 64 e nada menos do que 100 minijogos de toda a série, tanto do console 64 bits quanto do GameCube. Seu objetivo em cada partida é conseguir o maior número de estrelas e, como em todo bom jogo de tabuleiro, sabotar os adversários é algo recorrente, divertido e necessário.

Receita bem conhecida

Publicidade

Não há mistérios aqui, as partidas funcionam da mesma forma que a maioria dos jogos anteriores: os jogadores se revezam nos dados para progredir através de tabuleiros dinâmicos com o objetivo de conseguir estrelas, que são compradas com moedas. Ao final de cada turno, há um minigame para ganhar moedas extras e ao final da partida, vence aquele que conseguir o maior número de estrelas, sendo que as moedas também servem como uma espécie de critério de desempate. 

O melhor de Mario Party Superstars é manter intacto sua premissa ao usar conceitos e controles simples em toda a jogatina. Os tabuleiros contam com diversas armadilhas, existem diversos itens, que podem tanto facilitar sua vida quanto prejudicar a dos adversários, e é preciso ter estratégia para sair vitorioso, mesmo que não exija muita complexidade. Além disso, os minigames são simples e divertidos, embora em poucos casos desequilibrados.

Mario Party Superstars - Minigames são a alma do jogo
Foto: Nintendo/Divulgação

Minigames que são a essência de Mario Party. Dentre os 100 disponíveis em Superstars, poucos podem ser considerados decepcionantes, e o que os tornam tão bons é a simplicidade. Além disso, o equilíbrio entre jogos de habilidade e sorte é um acerto enorme da Nintendo, mesmo que alguns possam parecer repetitivos - o que não é um problema, embora alguns fãs da franquia possam sentir falta de alguns clássicos que não marcam presença.

Ainda assim, alguns deles, principalmente os 1v3,  apresentam certo desequilíbrio: é notável como o jogador que está sozinho tem vantagem, o que torna a tentativa de vencer em trio muitas vezes frustrante. Por fim, seria interessante não termos minigames onde vence quem apertar um botão, ou uma sequência deles, mais rápido, uma vez que esses jogos tiram parte da acessibilidade esperada de um jogo feito para toda a família.

Publicidade

Também há espaço para o novo

Mario Party Superstars - Nostagia ganha vida em lançamento da Nintendo
Foto: Nintendo/Divulgação

Mario Party Superstars vive de uma fórmula bem familiar, mas também há espaço para o novo. Os recursos online impressionam e permitem curtir o jogo com os melhores amigos, mesmo que distantes, ou com jogadores aleatórios espalhados pelo mundo. Caso algum deles saia, um bot o substituirá até a reconexão e, caso seja necessário pausar, é possível continuar a partida depois. 

Há diversos modos de jogo fora das longas partidas nos tabuleiros, e você poderá aproveitar muitos dos minigames sem passar uma hora ou mais neles. Além disso, o jogo traz diversos conteúdos desbloqueáveis, que tornam as coisas ainda mais divertidas ao longo do tempo, e um sistema de stickers, em que é possível zombar de seus adversários durante as partidas - ou parabenizá-los por alguma jogada de sorte, o que não é tão divertido quando você perde o jogo.

Por outro lado, faltam algumas opções que podem ser bem-vindas em atualizações futuras. Não há interação por voz e seria interessante termos mais tabuleiros, mesmo que os cinco presentes sejam fantásticos. Além disso, há apenas oito personagens disponíveis e alguns dos nomes mais clássicos da Nintendo fazem falta, como Donkey Kong e King Boo. No entanto, isso tudo gera certa expectativa para DLCs que aumentem ainda mais o já vasto conteúdo de Superstars, mesmo que a Nintendo cobre preços não muito atrativos nelas.

Veredito

Mario Party Superstars traz de volta o melhor que a série já viu e acerta ao deixar inovações de lado e aproveitar os melhores tabuleiros e minigames do passado. O jogo é uma viagem no tempo para os fãs da série, mas funciona muito bem como porta de entrada para qualquer pessoa da família.

Publicidade
Mario Party Superstars - Análise Game On
Foto: Nintendo/Divulgação

Pode ser cansativo - e às vezes chato - jogar contra a inteligência artificial, por mais que seja desafiador. Mas o modo online ou entre amigos em salas privadas trazem uma diversão digna dos melhores jogos de tabuleiro já criados. Mario Party Superstars é isso: um clássico que ganha uma nova vida, um museu em festa.

Mario Party Superstars está disponível para Nintendo Switch. 

*A análise do jogo foi feita com uma cópia gentilmente concedida pela Nintendo.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se