A Razer segue firme como uma das marcas mais conhecidas do mercado de periféricos e sua próxima aposta para os gamers é o mouse Razer Viper V2 Pro. Upgrade do Viper Ultimate, que foi lançado três anos atrás, o produto recente da empresa aposta em um design mais minimalista e ultraleve para entregar uma performance de alto nível, além de manter o formato wireless de seu antecessor.
O Viper V2 Pro chegará ao mercado brasileiro em agosto, mas o Game On recebeu o mouse com antecedência da Razer para experimentar. Confira nossas impressões.
Formato confortável
Com um peso de apenas 58g, o Viper V2 Pro não tem nenhum floreio usual dos tempos atuais, como iluminação RGB ou formato que visa passar uma sensação "futurística". Pelo contrário, o mouse conta apenas com dois botões laterais e um microled entre os botões de clique para indicar status básicos, como duração da bateria, ou se o aparelho está ligado.
Além disso, ao contrário do seu antecessor, este mouse retirou os grips de borracha laterais nativas, o que ajudou a diminuir o peso final do produto. Entretanto, caso o usuário goste da pegada de borracha, junto com o V2 Pro, contam grips para serem colocados no mouse e replicarem a pegada do Viper Ultimate.
Bateria parruda e boa conexão wireless
Ao se comprar um produto wireless, duas das principais preocupações são a facilidade de pareamento e a duração da bateria. No primeiro quesito, com uma conexão via USB extremamente simples, este mouse entrega uma performance excelente para usuários casuais, ainda que o objetivo do V2 Pro seja a alta performance, principalmente para os gamers.
Já para o lado da bateria, a promessa da Razer é de uma durabilidade de 80 horas. Entretanto, graças ao bom sistema de standby do mouse, a sensação é de que este tempo é consideravelmente maior. Isso porque é possível configurar com facilidade que o V2 Pro desligue automaticamente após pouco tempo sem uso. E a boa notícia é de que quando o usuário retorna, um simples toque no mouse gera uma resposta rápida e ativação praticamente instantânea.
Performance nos games
Se você é fã de jogos de tiro, o V2 Pro não irá decepcionar na performance na hora de trocar algumas balas. Isso porque, em sua construção, este periférico traz uma taxa de atualização de 1000hz, o que basicamente significa que o tempo de resposta entre o clique do usuário e o computador é de 1 milisegundo.
Outra parte da construção que otimiza a performance do V2 Pro é o sensor Razer Focus Pro 30K Optical, o mais recente da empresa. Com uma tecnologia avançada, este sensor óptico permite que o mouse seja utilizado de forma excelente até mesmo em superfícies que não sejam próprias, no caso de ausência de mousepads.
Pontos negativos
Obviamente, nem tudo são flores e o mouse da Razer traz alguns problemas. O principal é o cabo utilizado para o carregamento do periférico. A construção não é frágil, entretanto, também não é adequada para a performance de alto nível que o mouse propõe. Logo, enquanto está carregando, o V2 Pro se torna um produto diferente. Neste quesito, outros mouses acertam mais por trazer um dock de carrregamento que facilita o uso com cabo. Aliás, o próprio Viper Ultimate trazia este recurso.
Quando chegar às lojas nacionais, o mouse não será barato: o preço sugerido é de R$ 1200. Contudo, para quem quer brilhar na alta performance, é tranquilo dizer que o produto vale a pena.