A série Ride é uma das principais referências atuais quando o assunto é jogo de corrida de motocicletas. O mais novo jogo da franquia, Ride 5, prossegue na busca da Milestone para entregar o melhor simulador de motovelocidade.
O grande destaque de Ride 5 é o modo Carreira, que exalta o espírito do esporte ao mesmo tempo em que oferece muitas corridas e torneios para o jogador. Após criar seu piloto no robusto editor de personagens, a campanha começa na garagem de casa, com o jogador pilotando uma moto de 250cc dos anos 1990 e vai até os principais pódios mundiais da categoria.
Grandes circuitos como Daytona e Interlagos estão presentes e bem recriados no jogo. Os gráficos realistas são incríveis e é fácil para um observador desatento confundir uma corrida de Ride 5 com uma competição passando na tela da TV. Conforme se progride na campanha, alguns modos de jogo são desbloqueados, com desafios que impõem condições específicas para a vitória.
Não espere uma grande variedade de modos de jogo, nem nada mais criativo. O foco de Ride 5 está no realismo das competições de motovelocidade, com uma progressão bastante linear - ao menos, há centenas de motos diferentes para colecionar.
O jogo todo é narrado em português do Brasil, o que ajuda a colocar os jogadores no clima. É tudo bem direto ao ponto, talvez até demais: Ride 5 poderia ter um modo tutorial mais caprichado (como as licenças de Gran Turimo) para ajudar os jogadores iniciantes, mas não tem.
Considerações
Ride 5 é um jogo bonito de se ver, mas que requer prática para se jogar com habilidade. O simulador de motovelocidade tem uma campanha melhor do que a dos anos anteriores, mas poderia ter mais variedade em seus modos de jogo.
Primeiro jogo da Milestone para consoles da geração atual, Ride 5 está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela PLAION.