Desde o lançamento do PlayStation 5, Astro’s Playroom, que é um jogo simples e vem pré-instalado no console, e que serve para apresentar, de forma divertida, as funções do controle DualSense, recebeu vários comentários positivos e pedidos por um jogo completo.
O Team Asobi, estúdio japonês da Sony, ouviu os pedidos e agora traz para os fãs Astro Bot, uma enorme aventura espacial protagonizada pelo carismático robozinho azul e branco, que apareceu pela primeira vez com o jogo de realidade aumentada The Playroom, lançado em 2013. E agora, mais do que nunca, Astro está pronto para se tornar oficialmente um mascote icônico do PlayStation.
Ele está de volta, e mais divertido do que nunca! Confira aqui com Game On o que esperar da sua nova aventura.
Explorando galáxias
A história de Astro Bot começa quando nosso pequeno herói robótico tem a sua espaçonave, que possui o formato de um PlayStation 5, destruída por alienígenas, deixando ele e sua enorme tripulação de 300 robozinhos espalhados pelas galáxias.
Agora, Astro deve embarcar na sua fiel DualSpeeder, nave que possui o formato do controle DualSense, e explorar seis galáxias e mais de 50 planetas em busca das partes da espaçonave e de seus companheiros perdidos, passando pelos mais variados cenários, recheados com inimigos peculiares e chefões gigantescos.
Para ajudar em sua missão, Astro ganhou mais de 15 habilidades especiais que oferecem novos elementos de jogabilidade, como aquelas vistas em Astro’s Playroom, que aproveitam de maneira criativa as funções táteis, microfone (para assoprar) e os os gatilhos adaptáveis do DualSense em geral, fazendo você sentir cada passo da jornada, como é típico dos jogos do Astro.
Uma das primeiras funções a aparecer é o macaquinho que fica nas costas do personagem e o ajuda a escalar, balançar e golpear com suas mãos gigantes. Essa mecânica, já conhecida em Astro’s Playroom, representa bem toda a nova gama de opções que se abre ao encontrar essas itens especiais.
Outras habilidades incluem Barkster, um cachorro propulsor que ajuda Astro a quebrar paredes e inimigos maiores; as luvas de sapo, que permitem dar socos em inimigos à distância e balançar em certas superfícies; a armadura que faz Astro virar uma bola de aço, permitindo que role em áreas com espinhos, passe por espaços apertados ou ainda seja lançado como uma bala de canhão; e um dos meus favoritos, a opção de se transformar em um ratinho minúsculo, fazendo que pequenos detalhes como folhas de árvores, ganhem uma nova dimensão para ser explorada.
Esses são apenas alguns exemplos de como essas habilidades podem influenciar em sua aventura. Outro elemento que merece destaque é a opção, em determinados momentos, em que Astro poderá pegar emprestadas habilidades especiais de alguns heróis do PlayStation, como o machado Leviatã de Kratos de God of War, a pistola de Nathan Drake de Uncharted, e o arco e flecha de Aloy, da série Horizon. Além das armas, Astro também recebe um tratamento visual para ficar parecido com os heróis originais, e deve explorar níveis totalmente temáticos nestas franquias, algo que certamente fará crescer um sorrisão nos fãs.
Segundo o Team Asobi, o game conta com 150 robozinhos VIPs em seu lançamento (mais estão por vir), todos referências à personagens e jogos que marcaram a história do PlayStation, e nem todos necessariamente pertencentes à Sony, como Crash Bandicoot, Spyro the Dragon e Snake de Metal Gear Solid. Grande parte da diversão do jogo é explorar os cenários à procura desses robozinhos VIPs, que gralmente estão bem mais escondidos e difíceis de se achar do que os outros de aparência normal.
Com jeitão de Super Marios Bros
E falando em diversão, se você fã da Sony e PlayStation e sempre teve aquela pontinha de inveja dos games 3D de um certo encanador bigodudo da empresa rival, não se preocupe mais, pois Astro Bot chegou para preencher essa lacuna de maneira espetacular, mas tudo com muita personalidade e identidade própria.
É impossível não comparar o game de Astro com os melhores Super Mario Bros feitos pela Nintendo, que é mestre no gênero de plataforma 3D há décadas. Em Playroom, Astro já havia dado uma palhinha do que podia oferecer, mas por ser apenas uma demonstração, tinha uma duração bem curta.
Agora em Astro Bot esse problema foi resolvido, e sua nova aventura pode durar entre 20 a mais de 30 horas para explorar e encontrar tudo o que ele oferece em seus mais de 80 níveis. Assim como nos games da mascote da Nintendo, moedas colecionáveis estão espalhadas pelos estágios, e elas podem ser usadas para comprar uma variedade de coisas diferentes. A principal maneira de gastá-las é na máquina Gatcha, presenteando o jogador com itens para os robôs VIP, que ganham ações especiais inspiradas em seus respectivos jogos clássicos.
Na prática, não serve para nada, mas é muito legal retornar ao mundo central onde os robôs encontrados são enviados, e ver o local ganhar mais vida e personalidade por meio dos seus companheiros. Além disso, as moedas também podem ser usadas para comprar um eficaz ajudante na forma de um pássaro azul, que vai ajudar a localizar os robôs e peças de quebra-cabeça que possam ter ficado para trás em sua primeira tentativa de jogar o nível.
Apesar de ter um jeitão infantil e visual super fofucho, Astro Bot é acessível para jogadores de todas as idades, dos mais jovens aos mais veteranos, oferecendo fases bem distintas, umas mais longas do que as outras, e com níveis de dificuldade bem variáveis, com diversos inimigos, obstáculos e segredos a serem descobertos, passando uma vibe de jogos clássicos das gerações PSOne e PlayStation 2.
O jogo inteiro tem um visual charmoso, com designs dos cenários inteligentes, cheios de animações e bem coloridos, recheados de detalhes divertidos e pequenos objetos apenas para entrenter. Tudo isso segue no ritmo de uma trilha sonora alegre e simpática, com temas que se encaixam perfeitamente com a aventura - e com destaque para os diversos efeitos sonoros, em especial às vozes dos robôs.
Os chefões são outro ponto de destaque, apresentando criaturas e robôs enormes que oferecem desafios intensos e divertidos, que vão exigir do jogador habilidade e estratégia para serem derrotados em várias fases distintas, e com novos ataques que podem pegar de surpresa os desprevenidos. Mas se estiver muito difícil, não se preocupe, Astro tem vidas infinitas e a aventura não tem Game Over, basta continuar insistindo que uma hora você conseguirá passar.
Claro que essa aventura especial merece uma intensa batalha final apoteótica, e garanto que ela não vai decepcionar, recheada de referências nostálgicas - e de bônus ainda temos uma das rolagens de créditos mais criativas que já vi em um videogame!
Considerações
Com um visual charmoso, uso criativo do DualSense para as várias habilidades do personagem, cenários com designs inteligentes e uma jogabilidade afiada e agradável, Astro Bot oferece diversos mundos divertidos e muito conteúdo a ser explorado. O jogo chega para colocar de vez o simpático robozinho como um dos grandes nomes da linha PlayStation, e é indicado para qualquer tipo de jogador que queira simplesmente passar muitas horas se divertindo, em uma aventura leve, descontraída e inesquecível. E já ficamos no aguardo das próximas aventuras de Astro, que com certeza virão.
Astro Bot chega em 6 de setembro para PlayStation 5.
Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sony.