Bramble: The Mountain King é um jogo de aventura baseado no folclore dos países nórdicos. Não falo da mitologia nórdica de Thor, Odin e companhia, mas dos gnomos, bruxas e trolls que vivem nas florestas da imaginação e dos contos de fada.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O jogador assume o controle de Olle, um garoto em busca da irmã, que após sair para uma aventura noturna, acaba sequestrada por um troll. Com uma mistura de fantasia e terror, é impossível jogar The Mountain King sem pensar em Little Nightmares e até as mecânicas de jogo são similares, assim como os aspectos mais violentos, que se destacam sempre que, por algum descuido, o jogador deixa Olle morrer.
Bramble tem muitos elementos folclóricos, mas não é difícil de entender o papel das criaturas mágicas que surgem pelo caminho. Uma narradora conta a história em intervalos regulares, o que soma ao clima de fábula do jogo e tudo está legendado em português, o que é ótimo para os jogadores brasileiros que podem assim, curtir toda a trama da aventura de Olle para tentar salvar a irmã.
Visualmente, o jogo combina cenários muito realistas com elementos mágicos, como os pequenos gnomos, os enormes trolls e outros seres da floresta. Ao longo de sua jornada, Olle vai fazer inimigos e aliados e muitas vezes, precisa ajudar os gnomos para depois ser ajudado por eles para prosseguir em sua busca. Enquanto boa parte da ação envolve saltar por plataformas, desviar de armadilhas e se esconder dos trolls famintos, na hora de ajudar os gnomos há uma boa variedade de situações, o que é ótimo para quebrar a rotina. Às vezes é preciso correr atrás dos animais que fugiram de um cercado, ou brincar de esconde-esconde com os gnomos mais jovens, por exemplo.
Olle não é nenhum guerreiro poderoso, mas uma criança comum (ainda que bem atlética) e conta com a perspicácia do jogador para se esconder dos inimigos maiores e, principalmente, na hora de enfrentá-los nas batalhas de chefe empolgantes que o jogo oferece. Olle pode morrer de muitas formas nessas lutas, todas bastante chocantes. As criaturas malignas do mundo de Bramble apresentam visuais únicos e assustadores e o jogador precisa memorizar seus padrões de ataque para encontrar a forma certa de vencer estes oponentes macabros.
Apesar do mundo do jogo ser muito bonito e construído de forma detalhada, não espere muita interação ou liberdade para explorar fora do caminho. Bramble é um jogo bastante linear e as mecânicas principais são simples: correr, escalar, saltar, iluminar algumas áreas para conseguir avançar e é isso aí. Cada área traz seus próprios desafios, mas não espere muita variedade.
Considerações
Bramble: The Mountain King apresenta uma narrativa sombria e ao mesmo tempo cativante, além de uma ambientação que não costuma se ver todo dia. O jogo é legendado em português e tem ótimas lutas contra chefes, mas poderia ser menos linear.
Bramble: The Mountain King está disponível para PC, PS5, Switch e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pelo Dimfrost Studio.