Eu preciso falar sobre isso logo de cara, porque é impossível não fazer a comparação. Cassette Beasts é um RPG fortemente inspirado pelo “rei” dos jogos de captura de monstros: Pokémon. Desenvolvido pela Bytten Studios e pela Raw Fury, Cassette Beasts entrega uma aventura simpática em um mundo alternativo onde os humanos podem capturar (e se transformar) em criaturas para batalhar e sobreviver.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Bem-vindo à Nova Murta
A história de Cassette Beasts é bem simples. Após acordar em uma praia, você se depara em um mundo estranho onde monstros de vários tipos e tamanhos rondam livremente. Quando um destes monstros resolve te atacar, uma moça misteriosa aparece para lhe ensinar como sobreviver. Sem muitas explicações, você recebe um toca-fitas antigo, que lhe transforma em uma criatura pronta para o combate.
Após sair vitorioso da batalha, a jovem te leva para a cidade local. Lá, você aprende que existem outros humanos neste novo mundo, mas ninguém sabe exatamente porque ou como chegaram lá. Para sobreviver, eles criaram uma comunidade livre, guiados pelos Comandantes, que protegem a humanidade dos perigos.
Durante uma expedição com a sua nova amiga, um Arcanjo aparece, desafiando-o para uma batalha. É explicado que estes Arcanjos eram humanos como você, mas que estão há tanto tempo neste mundo que simplesmente abriram mão da sua forma humana. O Arcanjo, impressionado pelo seu poder, oferece um caminho para escapar deste mundo, mas apenas se você for capaz de derrotar os outros Arcanjos escondidos.
Combate padrão de RPG de turno
O combate funciona da maneira que você já espera de um game como Pokémon, Temtem ou até mesmo alguns jogos de Digimon. Você (e seu companheiro) podem invocar monstros capturados para batalhar em turnos, utilizando habilidades especiais e poderes elementais que geram vantagens e desvantagens. Os monstros podem ser capturados ao usar fitas cassete vazias durante as batalhas, e exigem uma certa tática do jogador para obter sucesso.
Porém, o principal destaque do combate de Cassette Beasts vem da possibilidade de realizar fusões entre os seus monstros. Conforme você passa mais tempo com um companheiro, realizando atividades e completando missões, você e ele acabam criando um nível de confiança. A habilidade de fusão é desbloqueada conforme a sua relação entre esses personagens aumentam, e podem gerar monstros hilários e poderosos.
Fora do combate, o jogo oferece um mundo aberto para exploração, repleto de perigos, inimigos, cavernas, dungeons e belas paisagens. Durante a exploração, é possível encontrar combatentes, rivais e monstros, que andam livremente pelo mapa procurando por confusão. Explorar Cassette Beasts é simplesmente charmoso, e boa parte disso é por conta do design de arte.
Gráficos são retro, mas funcionam
O design de arte em Cassette Beasts é, em minha opinião, um dos pontos mais fortes do jogo. A inspiração em jogos retro do Game Boy é evidente, mas isso não é nada ruim. O design dos monstros e dos cenários são visivelmente belos, a trilha sonora cria uma sensação de paz constante, o sistema de noite e dia do jogo sinaliza um ambiente vivo e as cores utilizadas são fortes e vibrantes. Durante o combate, os sprites dos personagens se movimentam de forma caricata, e é sempre um prazer ver a movimentação durante a realização de ataques e poderes especiais.
Também quero dar um ponto extra para a localização em português brasileiro, que é simplesmente perfeita. Cada personagem do jogo tem a sua própria identidade e estilo de se comunicar, e isso é traduzido para a nossa língua por meio de gírias e frases que fazem parte do cotidiano brasileiro. Uma personagem do interior vai finalizar frases com “sô” e “uai”, enquanto um garoto da cidade usa frases de efeito que fizeram parte da “cultura meme” em nosso país.
Considerações
Cassette Beasts é uma ótima alternativa para quem procura uma nova alternativa no gênero de “caçar monstrinhos de bolso”. Seu estilo artístico vai agradar fãs, e as inovações no combate entregam uma experiência divertida.
A história do jogo pode ser simples e genérica em alguns pontos, mas ainda é interessante o suficiente para não entediar o jogador. Felizmente, Cassete Beasts não demora para engrenar, já que coloca o jogador no centro da ação e da trama logo nos minutos iniciais.
Cassette Beasts está disponível para PC, via Steam e também no PC Game Pass, e chegará em maio para Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Raw Fury.