Fantasian Neo Dimension é JRPG charmoso feito com dioramas

Após 3 anos exclusivo no Apple Arcade, obra de Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu finalmente chega em outras plataformas

4 dez 2024 - 08h00
Fantasian Neo Dimension é RPG charmoso feito com dioramas
Fantasian Neo Dimension é RPG charmoso feito com dioramas
Foto: Divulgação/Square Enix

Exclusivo da Apple Arcade por mais de três anos, Fantasian finalmente chega ao PC e demais consoles domésticos. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio Mistwalker do game designer Hironobu Sakaguchi, o lendário criador da franquia Final Fantasy para a Square Enix. Para quem não lembra, ele dirigiu, produziu e escreveu a história da maioria dos jogos até Final Fantasy X-2, época em que saiu meio brigado da empesa e fundou o seu próprio estúdio.

Ironicamente, é a Square Enix a responsável pela publicação desta nova edição de Fantasian Neo Dimension, sendo o primeiro trabalho de Sakaguchi com a companhia desde que a deixou em 2003. Essa reaproximação com a sua antiga empregadora teve uma mãozinha do amigo Naoki Yoshida, diretor e produtor de Final Fantasy XIV, jogo do qual o veterano se tornou fã.

Publicidade

Em comparação ao jogo original, Neo Dimension traz como novidades gráficos e visuais aprimorados em 4K, uma opção de dificuldade mais fácil, rebalanceamento em alguns elementos de jogabilidade e uma inédita dublagem em inglês e japonês.

Agora, milhares de jogadores de várias plataformas poderão experimentar todo o charme inegável deste JRPG, que apenas alguns poucos sortudos jogaram desde 2021. Confira aqui com Game On o que achamos desta nova versão aprimorada do game.

Mundos artesanais únicos

Fantasian utiliza cenários charmosos feitos de dioramas
Foto: Reprodução/Marcio Pacheco

Certamente o maior destaque de Fantasian é o seu design artístico que é nada menos do que extraordinário. Todos os cenários e ambientes do jogo foram construídos a partir de dioramas feitos à mão no mundo real, para então serem digitalizados para dentro do jogo.

Publicidade

Esse trabalho meticuloso resultou em mais de 150 dioramas, construídos por Sakaguchi e mais de 10 empresas veteranas da indústria de tokusatsus, como são conhecidos os filmes ou séries de ação ao estilo de Jaspion e Power Rangers, que utilizam muito dessas técnicas de dioramas, especialmente nos combates com robôs gigantes.

Explorar esses ambientes, agora em qualidade 4K, é como entrar em uma engenhosa obra de arte, com camadas de texturas repletas de detalhes complexos pintados à mão, criando uma experiência visual totalmente única para o título. Jogadores veteranos terão uma sensação nostálgica de estar jogando um clássico Final Fantasy da era PSOne, com gráficos pré-renderizados. A ambição e a criatividade em exibição são impressionantes, e vale a pena perder um tempo apenas examinando os detalhes de cada área, olhando com atenção para os belos e adoráveis cenários.

Claro, nem tudo em Fantasian foi feito à mão e escaneado para o jogo. O mapa do mundo superior, todos os personagens, NPCs e monstros que você encontra, são gerados por modelos 3D digital tradicional. E embora algumas vezes esses dois mundos se colidam de maneira estranha visualmente, com o tempo você logo se acostuma.

Trilha sonora clássica

Fantasian é uma obra de Hironobu Sakaguchi, o lendário criador da franquia Final Fantasy
Foto: Reprodução/Square Enix

A nostalgia só aumenta com a incrível trilha sonora, assinada por ninguém menos do que Nobuo Uematsu, o "John Williams dos games", e lendário compositor que trabalhou em vários games da franquia Final Fantasy ao lado de Sakaguchi. 

Publicidade

Ele saiu da Square Enix em 2004 para criar a sua própria produtora e gravadora musical, trabalhando como freelancer na composição de trilhas sonoras de games, incluindo o MMORPG Final Fantasy XIV de 2010. Infelizmente, segundo o próprio Uematsu revelou em 2024, Fantasian é provavelmente seu último grande trabalho como compositor de games.

Mas se você já conhece o seu incrível trabalho na série Final Fantasy, pode esperar o mesmo nível de qualidade aqui em Fantasian. Há belíssimas melodias que embalam o clima de aventura, seja em cenários exuberantes, em cidades devastadas no deserto, a bordo de um barco voador ou dentro de cidades pacatas.

Uma das novidades em Neo Dimension é a possibilidade de personalizar sua trilha sonora durante as batalhas, escolhendo entre a música original composta para o game, ou misturá-la com faixas icônicas dos jogos Final Fantasy. Você pode escolher um título específico ou usar a opção aleatória para ter um tema surpresa tocando em cada luta.

Gameplay simples e direto

É possível mirar a trajetória dos ataques e magias, atingindo vários inimigos em sequência
Foto: Reprodução/Square Enix

Fantasian foi desenvolvido para ser jogado principalmente em iPhones, o que resultou em uma jogabilidade simples e direta, uma herança que se mantém em Neo Dimension. Conforme você explora os adoráveis ambientes de diorama, irá encontrar batalhas aleatórias, passando para um tela de combate baseado em turnos, bem ao estilo dos JRPGs clássicos.

Publicidade

No entanto, o jogo apresenta uma mudança simples, que deixa as batalhas mais interessantes. Os jogadores podem mirar manualmente a trajetória dos ataques e magias, atingindo vários inimigos em sequência - muitos ataques podem até ser curvados para contornar inimigos com alta defesa na frente, para atingir os que estão mais atrás. Os chefões costumam vir acompanhados de lacaios, justamente para complicar a sua vida e se aproveitar desse sistema. É realmente satisfatório quando você consegue alinhar seus ataques para atingir o maior número de inimigos possíveis.

Mas talvez a melhor adição ao jogo seja o sistema Dimengeon, uma ferramenta que permite "coletar" todos os monstros que você encontra aleatoriamente no mapa, para lutar contra eles em outra dimensão. Esse dispositivo consegue armazenar até 30 monstros, e sempre que quiser, ou obrigatoriamente quando estiver cheio, o jogador pode enfrentar todos os monstros presos em uma batalha gigante.

As batalhas ocorrem em turnos como nos JRPGs clássicos
Foto: Reprodução/Marcio Pacheco

Além de ser um ótimo recurso para quem está com pressa ou quer explorar os cenários sem as chatíssimas batalhas aleatórias aparecendo a toda hora, essas batalhas grupais são ótimas para treinar suas técnicas e magias especiais, além de ganhar maior quantidade de pontos de experiência e itens.

No entanto, nem todo encontro pode ser coletado. Batalhas contra chefes e alguns inimigos especiais precisam ser enfrentados imediatamente, e há alguns pontos na história em que a habilidade não estará disponível. Mas fora isso, ela está presente em boa parte da aventura, deixando tudo mais dinâmico e fluído, e rezo para que todos os próximos JRPGs se inspirem nesse método para abandonar de vez os enfadonhos encontros aleatórios.

Publicidade

História clichê

Narrativa cumpre o seu papel, mas faltou carisma para os personagens
Foto: Reprodução/Square Enix

Deixei para o final a história, provavelmente o elemento mais fraco em Fantasian. Hironobu Sakaguchi passou a vida criando RPGs como este, muitos deles com narrativas memoráveis como Final Fantasy VI e VII, e certamente Fantasian não faz jus aos seus predecessores espirituais neste aspecto.

Você joga como Leo, um jovem que acorda de uma explosão sem memória em um mundo estranho povoado por máquinas. Com a ajuda de dois robôs amigáveis, ele retorna ao reino humano de fantasia medieval, quando encontra a misteriosa Kina, e os dois partem para desvendar os segredos da Mechteria, uma corrupção tecnológica que lentamente está destruindo o seu mundo.

Enquanto tenta recuperar sua memória, os dois encontram novos aliados pelo caminho, enquanto uma grande aventura épica vai se revelando. O problema é que poucos personagens do elenco principal são carismáticos - Leo não é exatamente um herói envolvente, e no geral, os personagens seguem os clichês de JRPGs, tanto no design quanto nas personalidades apresentadas. Não me entendam mal, é uma boa narrativa e ela cumpre o seu trabalho em entreter quem está jogando, porém não espere por algo memorável e inesquecível.

Alguns chefões, como esse da imagem, podem dar bastante trabalho
Foto: Reprodução/Marcio Pacheco

Vale destacar a adição muito bem-vinda das duas opções de dublagem para os personagens, em inglês ou japonês, que acrescenta personalidade e emoção aos personagens e também para o desenrolar da história, o que é muito bom. Infelizmente, não há nenhuma localização para o português, com todos os textos, legendas, diálogos e menus disponíveis em inglês, ponto esse que pode ser decisivo para afastar os jogadores que não dominem o idioma.

Publicidade

Por fim, esta nova versão conta com duas opções de dificuldade, com a original que foi classificada como "Difícil", e a nova classificada como "Normal", deixando a aventura mais acessível para quem está começando no gênero.

Vale citar que o nível de dificuldade aumenta consideravelmente  a partir da metade do jogo, especialmente em batalhas contra alguns chefões, sendo inevitável algumas mortes frustrantes até você descobrir um método eficiente para matá-los. A aventura possui entre 50 a 60 horas, incluindo a campanha principal, missões secundárias e outros extras.

Considerações

Fantasian Neo Dimension - Nota 8
Foto: Divulgação / Game On

Fantasian Neo Dimension é uma versão aprimorada do jogo originalmente lançado em 2021 na Apple Arcade, e que apresenta em sua essência uma aventura de JRPG clássica e nostálgica, bem ao estilo dos jogos da geração PSOne.

Tem como grande destaque um visual primoroso feito com dioramas deslumbrantes criados por Hironobu Sakaguchi, além de contar com uma belíssima trilha sonora de Nobuo Uematsu, dois dos nomes mais influentes da franquia Final Fantasy. Com uma abordagem e jogabilidade incrivelmente acessíveis, o game é uma carta de amor aos JRPGs clássicos, feito com muito carinho e que com certeza vale todo o seu tempo gasto nele.

Publicidade

Fantasian Neo Dimension chega em 5 de dezembro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch e Xbox Series X|S.

Esta análise foi feita no PlayStation 5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Square Enix.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se