Quando foi anunciado pela Obsidian Entertainment anos atrás, Grounded fez muitos fãs da produtora, adorada por RPGs tradicionais como Fallout New Vegas, torcerem o nariz. A premissa de um jogo de sobrevivência protagonizado por crianças encolhidas por um cientista maluco era muito diferente do que os jogadores estavam acostumados.
O game foi lançado em formato de preview, um acesso bastante antecipado, no Game Pass e foi crescendo ano após ano, até chegar ao formato final, que é o que os jogadores tem acesso agora: uma aventura robusta em uma ambientação original e que pode ser tão desafiadora quanto o jogador quiser.
Aventura em miniatura
Embora num primeiro momento pareça uma coisa meio 'Querida, Encolhi as Crianças' e a trilha sonora cheia de sintetizadores dê um tom um tanto 'Stranger Things', é só jogar um pouco para perceber que Grounded é um legítimo game de sobrevivência, gênero em que é preciso não só eliminar inimigos, mas coletar recursos escassos, construir ferramentas, armas, armaduras e também instalações para os personagens, bem, sobreviverem aos perigos do quintal de casa.
E são muitos: formigas, larvas esfomeadas e outras criaturas maiores, como as temidas aranhas, entre outras coisas que rastejam no meio da grama e se escondem em grutas e poças d'água. O combate é simples e fica melhor conforme o jogador fabrica equipamentos de maior qualidade. Para quem tem medo de aranhas, há a opção de transformá-las em bichos menos realistas e assim, curtir o jogo.
As várias opções de dificuldade, inclusive, permitem que o jogador que nunca experimentou um game de sobrevivência antes vá se acostumando com suas mecânicas gradualmente e, provalvelmente, pegando gosto pelo gênero. Por fim, também dá para jogar em grupos de até quatro amigos online, o que pode deixar a coisa mais fácil, tanto nas lutas maiores quanto na hora de construir e aprimorar seu acampamento.
Para mim, a melhor parte de Grounded é a originalidade do cenário: explorar o imenso jardim, cheio de mistérios e grandes estruturas como latinhas de refrigerante ou bolas de beisebol, procurar novas criaturas para catalogar ou só curtir o visual caprichado, com suas folhagens, bichinhos e iluminação fantásticas é muito envolvente.
Considerações
Grounded é um ótimo jogo de sobrevivência e talvez um dos mais indicados para quem nunca se aventurou no gênero antes. É uma aventura leve e mesmo assim, desafiadora, com uma ambientação super original e envolvente.
Incluso no Game Pass, Grounded está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X/S.