A produtora Strange Scaffold surpreendeu em 2023 com o jogo de tiro El Paso, Elsewhere, e repete a dose este ano com I Am Your Beast, um excelente jogo de ação em primeira pessoa, com narrativa cinematográfica e combates intensos.
Disponível para PC, o jogo conta a história de Alphonse Harding, um ex-agente secreto que só quer viver tranquilo no meio da floresta. Infelizmente, a Covert Operations Initiative, uma agência secreta do governo, tem outros planos e vai fazer de tudo para recrutá-lo de volta ou eliminar o agente aposentado. Confira o trailer:
Para o azar da COI, Harding não vai esperar sentado pelos ataques da organização. Ao contrário, vai caçar ele mesmo seus perseguidores no meio da floresta. Pense no primeiro filme do Rambo, mas com muitos soldados para abater enquanto corre pela mata, usando as armas dos adversários caídos, chutes, socos e o que encontrar pelo caminho para eliminá-los muito rapidamente.
São 27 fases curtinhas, em um jogo que é perfeito para 'speed run'. A trama é narrada através de conversas por rádio entre Harding e seu antigo comandante, fitas cassete com o diário do agente e mensagens na tela que dão o clima cinematográfico da ação. O design das fases é ótimo, com árvores para subir e rotas alternativas, permitindo abordar os oponentes de diversas formas. É preciso correr contra o tempo para cumprir seus objetivos, seja ativar computadores ou, geralmente, eliminar os adversários, para em seguida fugir por uma escotilha.
Falhar é fácil: seja porque o tempo acabou ou porque Harding foi abatido pelos agentes da COI e é preciso começar a fase do zero todas as vezes. Porém, elas são realmente curtinhas e cada tentativa não demora mais do que alguns minutos. Os resultados do jogador rendem pontos e é preciso obter determinadas classificações para desbloquear novas fases. Além das missões da campanha, há uma série de desafios extras. Com um pouco de prática, você vai chegar ao final dos estágios, mas é preciso tentar várias vezes para dominar o combate e o melhor percurso para alcançar as classificações mais altas.
O mais legal em I Am Your Beast é que a ação nunca para. Você corre, desliza, arremessa uma faca, pega a pistola do alvo no ar, atira em um barril explodindo um grupo de soldados, joga a arma descarregada na cara de outro inimigo e assim por diante, até o fim da fase. Em fases mais avançadas, Harding pode roubar equipamentos mais pesados, como uma armadilha para ursos, um lança-foguetes e outras armas, além de usar o cenário ao seu favor, não só para se mover rapidamente, mas também para abater suas vítimas, como ao derrubar um vespeiro sobre os alvos.
A Strange Scaffold domina esse ritmo de ação intensa como poucas produtoras de jogos atualmente. Alguns estágios podem ser completados em menos de 1 minuto e o jogador vai estar ofegante quando Harding entrar na escotilha. Mesmo durando poucas horas, a campanha oferece muitos motivos para novas partidas, pelo combate envolvente e a vontade de obter os melhores resultados.
O visual do jogo é bem claro e até meio cartunesco, com um design moderno no HUD e nas animações, ótimo para não distrair o jogador ou dificultar a busca por inimigos e rotas de fuga. Essa interface limpa também é ótima para quem vai jogar na telinha de um PC portátil como o Steam Deck. A única coisa que deixa a desejar é a trilha sonora: talvez eu estivesse esperando por algo parecido com a excelente trilha de El Paso, Elsewhere, mas aqui, as faixas não têm o mesmo apelo nem o tom sombrio que as conversas entre Harding e o líder do COI transmitem.
Considerações
O novo lançamento da Strange Scaffold é mais um hit certeiro do estúdio formado por veteranos de jogos AAA, ganhadores do BAFTA e apaixonados por jogos de ação. Se você curtiu El Paso, Elsewhere ou é fã de títulos como Hotline Miami ou Super Hot, vai adorar I Am Your Beast.
I Am Your Beast está disponível para PC.
*Esta análise foi feita no PC e no Steam Deck, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Strange Scaffold.