O mercado de jogos VR, apesar de ainda ser relativamente novo, é abundante em títulos criativos que utilizam todos os recursos exclusivos da plataforma de realidade virtual. Seguindo essa linha, o Game On pode testar o remake de “The 7th Guest”, um jogo de puzzle dos anos 90, totalmente reimaginado para o VR. Mas será que a experiência é legal?
A casa do “Toymaker”
A demo começa com o jogador em um barco, a caminho de uma casa misteriosa que parece ter saído de algum filme do Tim Burton. Essa casa é a mansão de Henry Stauf, um criador de brinquedos e aspirante a mágico que transformou as diferentes salas de sua casa em pequenos testes e quebra-cabeças. No passado, seis pessoas diferentes haviam sido convidadas para participar destes jogos, mas, por algum motivo, o jogador é convidado à mansão décadas após os desafios terem acontecido.
A apresentação do jogo é muito imersiva, utilizando todos os recursos da realidade virtual para fazer o jogador se sentir no meio de um local mal-assombrado. É possível notar a presença de fantasmas, investigar o passado daquelas pessoas, andar pela mansão e, o mais importante, completar quebra-cabeças bem bolados.
A demo que testei era relativamente curta, demonstrando os minutos iniciais do game e dando foco para o primeiro desafio. Em um quarto, no meio de uma mesa, havia uma cartola mágica que ativava ao ser tocada. Essa cartola estava ligada com uma cartola menor, presa em uma gaiola com a fechadura por dentro, e a única forma de tirar ela de lá era usar as minhas mãos para teletransportar o meu toque para onde a outra cartola estivesse.
É um pouco difícil de explicar o que aconteceu, mas tente imaginar o jogo "Portal". As cartolas funcionam como portais que, quando eu coloco minha mão, ela vai para o outro lado, independentemente de onde a outra cartola esteja. Dessa forma, o jogo me colocou para completar diferentes tarefas que se conectavam umas as outras, para, no final, ser recompensado com uma nova memória dos fantasmas que estiveram ali antes de mim.
Conclusão
Infelizmente, a demo é muito curtinha, com cerca de 30 minutos de duração, mas fez o seu trabalho de instigar a minha curiosidade, já que terminei a demonstração com um gostinho de “quero mais”. A história mistura terror com suspense de uma forma bem imersiva, e o puzzle apresentado no jogo foi simplesmente maravilhoso de jogar.
The 7th Guest VR será lançado via Meta Quest, Steam e no PlayStation 5 no dia 19 de outubro.