Jusant explora relação entre humanidade e natureza

Novo jogo da Don'tNod coloca o jogador para escalar uma montanha repleta de emoções e simbolismos

31 out 2023 - 16h13
Jusant explora a relação entre homem e natureza
Jusant explora a relação entre homem e natureza
Foto: Reprodução / Dontnod Entertainment

2023 continua surpreendendo com títulos diversos e brilhantes. Jusant, nova aventura desenvolvida pela Don't Nod, de Life is Strange, é um belíssimo jogo sobre um garoto e uma pequena criatura azul, que partem em busca de esperança em um mundo que sofre com a escassez absoluta de água. É nesse cenário que a dupla precisa escalar uma torre gigantesca no centro de tudo.

A torre de sal

Publicidade

Jusant pede somente uma coisa para os jogadores: que escalem. Iniciando a aventura na base da Torre de Sal, uma torre que aparenta tocar os céus e é centralizada no meio de uma Terra devastada e sem água, o jogador precisa utilizar suas ferramentas para escalar a perigosa montanha.

Com uma jogabilidade bem intuitiva, escalar a montanha se torna um quebra-cabeça gigantesco e orgânico. Usando os gatilhos do controle para controlar cada braço, o jogador precisa ter coordenação para escalar nos pontos corretos, além de também precisar se manter atento com o tamanho da sua corda, que pode ser acoplada livremente em superfícies planas para criar um ponto de resistência.

Jogadores precisam escalar a torre em busca de respostas
Foto: Jusant / Reprodução

Escalar a montanha em Jusant é uma tarefa recompensadora e satisfatória. Como você está constantemente preso através dos pontos de ancoragem, a morte não se torna um perigo, permitindo que o jogador foque apenas em resolver o quebra-cabeça e chegar no próximo objetivo. Mas é claro que, apesar de não existir uma forma de morrer, o jogador pode perder o progresso caso caia de um ponto alto, o que garante um desafio diferente.

Além do equipamento de escalada, escalamos na companhia de Ballast, uma criatura aquática misteriosa que tem o poder de emitir sons e pulsos que abrem caminhos orgânicos ao jogador. A relação de companheirismo é o que move a história, recheada de belos momentos e simbolismos que carregam uma importante mensagem ambiental para o nosso mundo.

Publicidade
A relação entre os dois personagens é o centro da trama
Foto: Jusant / Reprodução

Apesar de existir vídeos cinemáticos no jogo, a história é contada por meio de vários textos espalhados pela torre. Por mais que seja possível considerar a narrativa preguiçosa, Jusant faz um bleo trabalho em manter o jogador engajado nos acontecimentos que precedem a escalada. Cada texto traz um ponto de vista de diferentes personagens, e ajudam a firmar a fundação daquela torre e do mundo misterioso.

Belos visuais

Jusant traz visuais incriveis que representam o mundo quebrado do jogo
Foto: Jusant / Reprodução

Jusant tem visuais charmosos que representam bem o estranho mundo do jogo. A escassez de água é aparente logo de cara, já que a montanha existe em um espaço totalmente árido e com pouca vida. É possível notar navios naufragados à distância, presos onde um dia houve um oceano.\

O jogo tem um gráfico cartunesco, repleto de cores vibrantes e com um design de personagem diferenciado. Apesar do tema, as cores do jogo representam bem a esperança do personagem principal e fazem de Jusant um dos jogos mais bonitos do ano.

Considerações

Jusant - Nota: 9
Foto: Reprodução / Game On

Jusant é um jogo único e mais um sucesso absoluto de 2023. É um jogo curto, cuja história dura cerca de 6 horas, mas que oferece uma experiência relaxante que consegue, ao mesmo tempo, intrigar e nos fazer refletir sobre o rumo ambiental da humanidade.

Publicidade

Jusant está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

*Está análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Don't Nod Entertainment. 

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se