Jogos de sobrevivência são atemporais. Todos os anos, somos apresentados a títulos que brincam com a ideia de sobreviver em um local isolado, e muitos deles implementam mecânicas diferentes para se destacar no oceano de jogos semelhantes.
Este é o caso de Pacific Drive, do Ironwood Studios e da Kepler Interactive.
Velocidade e customização
Em Pacific Drive, o jogador é fisgado por uma entidade misteriosa que reside nos arredores da Zona de Exclusão. Servindo como um campo de experimentos científicos nos anos 90, a Zona de Exclusão é um local cercado por um muro de 300 metros que guarda anomalias interdimensionais. Quem está dentro, dificilmente encontrará uma forma de sair, mas isto não desencoraja o protagonista. Auxiliado por um grupo de sobreviventes e um carro, o jogador precisa encontrar uma forma de escapar da zona antes que ele seja consumido pela loucura.
Seu carro é o seu melhor amigo. Ao explorar as diferentes regiões disponíveis no jogo, é possível encontrar esquemas de peças que podem ser acopladas no seu veículo, permitindo que o jogador personalize o carro da forma que quiser.
As opções são bem variadas: há peças que permitem modificar a qualidade dos faróis do carro, a lataria, rodas, motor, transmissão e muito mais. Todas as mecânicas são bem fáceis de entender e promovem uma experiência agradável até mesmo para aqueles que não são muito fãs ou não estão habituados com o gênero.
Sobrevivência acessível
Logo de cara, Pacific Drive revela ser um jogo de sobrevivência mais acessível que os demais, oferecendo várias ferramentas que tornam a estrada mais tranquila.
Todas as mecânicas gerais de jogos de sobrevivência estão presentes, como a construção de itens importantes e a coleta de recursos vitais, mas todas elas são simples o suficiente para manter o jogador engajado por mais tempo, sem a necessidade de sofrer com horas de trabalho duro para criar algum equipamento importante.
Além disso, o jogo fornece opções que entregam mais facilidade ou mais realismo, permitindo que o jogador personalize a experiência da forma como preferir. Estas ferramentas são bem úteis em Pacific Drive, principalmente depois das primeiras horas, já que o jogo sofre com muita repetitividade, o que infelizmente atrapalha o ritmo geral.
Considerações
Pacific Drive é um bom jogo de sobrevivência. Oferece uma boa história, jogabilidade interessante e recursos acessíveis para quem não se interessa muito pelo gênero. Apesar de sofrer com repetição após algumas horas, a experiência geral é positiva, entregando uma ideia diferente, mas não menos cativante, tanto para fãs de ficção científica quanto para os fãs de velocidade sobre rodas.
Pacific Drive será lançado para PC e PlayStation 5 em 22 de fevereiro.
*Esta análise foi feita no PlayStation 5, com um código cedido pela Kepler Entertainment