Ripout, jogo de tiro em primeira pessoa produzido pela Pet Project Games e publicado pela 3D Realms, pega carona na ascensão dos 'Boomer Shooters', mas não segue a estética retrô de muitos desses jogos, pelo contrário: o game se inspira no visual agressivo dos mais recentes títulos da série Doom.
O jogo tem uma boa dose de sustos e muitas fases geradas proceduralmente. Seu maior diferencial em relação à outros games de tiro similares é o elemento cooperativo, que coloca até quatro jogadores para encarar suas naves apinhadas de monstrengos espaciais, numa mistura bem legal de Doom com Left 4 Dead.
Boas ideias, mas cenários repetitivos
A aventura se passa no ano 2084, quando a humanidade em vias de perder uma guerra contra uma espécie alienígena. Numa tentativa de virar o jogo, cientistas criam uma arma biológica poderosa - mas o tiro acaba saindo pela culatra e cabe ao jogador limpar a sujeira e eliminar essa nova ameaça ainda mais perigosa para a raça humana.
Você acorda em uma nave espacial à deriva e após recuperar sua 'arma-pet', parte em uma série de missões onde invadirá outras naves e estações espaciais, para eliminar monstros e buscar por sobreviventes humanos. A história é contada com cenas ao estilo de uma HQ, uma narração bacana (em inglês) e pela IA da sua nave, bastante comunicativa. Mas não que importe muito, no fim, Ripout é sobre embarcar em naves 'abandonadas' e mandar bala em tudo o que se mexer.
Jogadores 'das antigas' vão curtir o estilo meio assombrado dessas naves, que lembra bastante o clima de Doom 2, porém com gráficos mais afiados e elementos tecno-orgânicos não só nos oponentes enormes, mas também no próprio jogador e seu armamento. A pet-weapon é uma mistura de rifle de assalto com uma criatura ao estilo 'alien', que pode saltar e atacar oponentes, capturar outras armas temporárias e ajudar o jogador em diferentes situações.
O combate é a melhor parte do jogo: fluído, ligeiro e divertido, com boas opções de armas e mecânicas que pedem por um estilo de jogo agressivo por parte do jogador. Há muitas opções de armas corpo-a-corpo e de tiro, que podem ser fabricadas pelo jogador entre as missões. Os armamentos auxiliares temporários, capturados pelo seu bichinho de estimação diretamente do corpo dos inimigos, são ótimos para dar maior variedade para as partidas. Principalmente quando jogadas em modo cooperativo.
Seu maior defeito são os cenários gerados proceduralmente, que fazem com que o jogo se torne um tanto repetitivo, com muitas naves praticamente idênticas umas às outras. A falta de variedade é o maior defeito de Ripout, pois mesmo que a disposição dos corredores, salas e objetivos não seja sempre a mesma, é tudo muito parecido e pode acabar cansando os jogadores.
Considerações
Um jogo de tiro 'hardcore' quando jogado sozinho, Ripout fica mais divertido em grupo. O combate é o ponto alto e se você está atrás de um novo shooter para estourar monstros espaciais enquanto Doom: The Dark Ages não chega, vale experimentar!
Ripout está disponível para PC.
*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela 3D Realms.