Rogue Trader é o 'Baldur's Gate' que Warhammer 40K precisava

RPG com combate por turnos explora o universo de fantasia sombria futurista, mas poderia ser mais acessível

7 dez 2023 - 15h28
Rogue Trader é RPG de combate por turnos no universo de Warhammer 40,000
Rogue Trader é RPG de combate por turnos no universo de Warhammer 40,000
Foto: Owlcat Games / Divulgação

Uma das franquias mais influentes da cultura pop, Warhammer 40,000 (e sua contraparte medieval, Warhammer) parece sempre relegada ao tal do "mercado de nicho", com uma base de fãs fiéis ao jogo de miniaturas, RPG de mesa e muitos videogames, que inspiram muitas outras obras, mas nunca ganham o lugar devido no centro do palco. Não vai ser Rogue Trader que vai mudar isso.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

O jogo, recém lançado para PC e consoles PlayStation e Xbox, é um RPG por turnos nos moldes clássicos do gênero, feito por quem entende do assunto: a produtora Owlcat é responsável pelas excelentes adaptações de Pathfinder: Kingmaker e Wrath of the Righteous para videogame. Se você já conhece os games anteriores do estúdio, nem precisa continuar lendo. Compre Rogue Trader e vá ser feliz.

Explorando os confins da galáxia

Se você está dando os primeiros passos no gênero, de repente depois de passar centenas de horas em Baldur's Gate III, bem, talvez Rogue Trader tenha algo para te entreter. O jogo é um RPG por turnos, em que você cria seu personagem escolhendo entre diferentes classes, com uma mistura de fantasia e ficção científica sombria. Não demora para se juntar a outros "aventureiros" e se envolver em uma conspiração que levará o grupo por diversos mundos cheios de perigos - se conseguirem se entender e não pularem no pescoço uns dos outros.

O jogador assume o papel de um Rogue Trader, guiando uma nave enorme pelos muitos sistemas da Koronus Expanse, uma região pouco mapeada do Império, cheia de riquezas para conquistar e perigos que vão muito além de piratas e monstros nativos.

Publicidade

A trama apresenta todo tipo de facção e classe de personagem e monstro de Warhammer 40K, como space marines, psykers, xenos e assim por diante, servindo bem como uma porta de entrada para quem não conhece a franquia. Para os veteranos, é muito bom finalmente jogar um RPG por turnos que faz juz ao cenário - mais comumente retratado em jogos de estratégia.

Diferente de Baldur's Gate e outros RPGs mais convencionais, em Warhammer 40K: Rogue Trader, os personagens do grupo do jogador se odeiam, cada um com seus próprios motivos para agir e desgostar dos colegas. E isso é ótimo, pois apresenta bem as muitas facções e crenças em jogo neste universo. É preciso entender bem inglês, pois como se espera, há muitas conversas, regras, informações, textos pra todo lado - e nada de localização brasileira.

Os diálogos e testes de habilidade são tão importantes quanto os combates, às vezes até mais, pois podem levar o personagem do jogador para rumos inesperados e provocar mudanças de alinhamento, como consequências das ações. O sistema de diálogo e de alinhamento não é nada sutil, avisando ao lado de cada opção o que pode acontecer, chance de sucesso, etc. Mas ainda assim, funciona bem e saber que você pode se tornar um servo do Chaos antes de tomar uma decisão pode ser aquele empurrão que faltava para experimentar o "lado sombrio da Força", por assim dizer.

A interface de Rogue Trader é cheia de elementos e pode ser confusa para quem não é acostumado com RPGs táticos
Foto: Owlcat Games / Divulgação

Os sistemas de combate, tanto com o grupo na superfície quanto entre naves, remete aos jogos de tabuleiro de onde Warhammer 40K se origina. É bem legal e certamente vai divertir os jogadores que preferem à ação e pancadaria ao invés de longas discussões e interações sociais. Cada classe de personagem (e subclasses que podem ser desbloqueadas conforme suas ações) tem várias habilidades únicas, desbloqueadas conforme o personagem evolui, o que permite combinações variadas e estratégicas. A Owlcat é experiente nesse tipo de jogo e isso se nota claramente nas batalhas.

Publicidade

Considerações

Warhammer 40: Rogue Trader - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Rogue Trader pode ser colocado no mesmo patamar de Inquisitor Martyr e Space Marines, entre os melhores jogos dedicados à Warhammer 40,000. Faltou algum polimento nos bugs, mas isso é algo que se resolve com atualizações.

A ausência de localização em português, porém, pode afastar muitos jogadores que, do contrário, teriam aqui a porta de entrada ideal para esse universo fantástico.

Warhammer 40,000 Rogue Trader está disponível para PC, Mac, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Owlcat Games.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias de Games
Ativar notificações