No final de 2011 era lançado Sonic Generations, um jogo que comemorava o aniversário de 20 anos do icônico borrão azul, desde o lançamento de seu primeiro game, o clássico Sonic the Hedgehog, para o Mega Drive em 1991.
O jogo foi um grande sucesso e até hoje é lembrado como um dos melhores da franquia, tendo como destaque dois protagonistas: o Sonic clássico (aquele mais baixinho e gordinho) lado a lado com o Sonic moderno (o atual, mais magro e pernudo), apresentando cenários em rolagem lateral 2D como a dos jogos originais, e também com níveis em 3D, semelhantes aos jogos Sonic Unleashed (2008) e Sonic Colors (2010), até então os títulos mais recentes do ouriço.
Agora saltamos para o final de 2024, após dois filmes de sucesso no cinema, os fãs aguardam ansiosos por Sonic 3: O Filme, que estreia em 25 de dezembro e traz como novidade o personagem Shadow (dublado por Keanu Reeves), criado originalmente como um vilão/anti-herói em 2001 no game Sonic Adventure 2.
A Sega percebendo o hype dos fãs e aproveitando o embalo, não perdeu tempo e tratou de pegar um dos melhores games da série e introduziu uma campanha inédita estrelada pelo sombrio personagem, que andava meio esquecido nos últimos anos, e assim nasceu Sonic x Shadows Generations.
E agora você confere aqui com Game On o que esperar desse game.
Origens Sombrias
Sem perder tempo, vamos começar pelas novidades, que é justamente a campanha inédita e independente de Shadow, que apresenta uma história que ocorre em paralelo aos eventos de Sonic Generations, que nos mostrou os Sonics clássico e moderno se unindo para salvar o seu multiverso e a linha do tempo de uma nova e misteriosa ameaça, conhecida como o Devorador de Tempo.
Com o tempo e o espaço sendo zoados pelo Devorador de Tempo, Shadow inicia sua própria missão para confrontar um velho inimigo, o alienígena maligno Black Doom, viajando através de sua própria história para enfrentar inimigos de seu passado, enquanto ganha novos poderes sombrios para impedir que o alien domine o mundo.
Se você nunca jogou Sonic Adventure 2 e, principalmente, o jogo Shadow the Hedgehog de 2005, talvez fique meio perdido no meio dessa história de aliens e poderes sombrios, temas não muito comuns à franquia Sonic. Felizmente, antes de começar o jogo, é possível ver um resumo da complexa origem de Shadow, apresentada nesses dois games.
Shadow é um ser que foi criado 50 anos atrás pelo avô de Dr. Robotnik (ou Eggman, como preferir), projetado por engenharia genética para ser a "Forma de Vida Suprema", em um esforço para encontrar uma cura para a doença terminal de sua neta, Maria.
Shadow e Maria se tornaram grandes amigos, porém ela acaba sendo morta, evento que o traumatizou. Considerado uma grande ameaça, Shadow foi colocado em animação suspensa, e só acorda 50 anos depois por Dr. Robotnik, que o manipula para dominar o mundo e derrotar Sonic - como mostrado em Sonic Adventure 2.
Também é revelado que ao criar Shadow, o avô de Robotnik buscou a ajuda de uma raça alienígena conhecida como Black Arms, prometendo criar uma arma definitiva em troca do DNA do líder alien, o Black Doom, que supostamente é morto pelo ouriço preto no final de Shadow the Hedgehog.
Cheio de recursos
Assim como em Sonic Generations, a campanha de Shadow traz cenários que alternam entre a clássica rolagem lateral 2D e jogabilidade 3D mais moderna, sendo que essa última é a que mais predomina na aventura. Os níveis são recriações de estágios que marcaram a passagem de Shadow nos games, como a Space Colony ARK de Sonic Adventure 2, a Rail Canyon de Sonic Heroes (2003) e a Kingdom Valley de Sonic The Hedgehog (2006), mas também temos referências a games mais modernos como a Sunset Heights de Sonic Forces (2017) e Chaos Island de Sonic Frontiers (2022).
A jogabilidade do ouriço patinador é bastante intensa e frenética, com designs de níveis repletos de corrimões, plataformas e corredores que incentivam o jogador a correr em altíssima velocidade. Confesso que fazia um tempo que não jogava um game 3D do Sonic moderno, e demorei um pouco até me reacostumar com as manhas da super velocidade do personagem. Mas depois que você pega o jeito, é só ligar o modo turbo e atropelar os inimigos que aparecerem na frente.
Até aqui nada de novo para quem já jogou Sonic Generations, o destaque mesmo fica por conta das novas habilidades de Shadow, incluindo a sua técnica de Controle do Caos, que permite parar o tempo para derrotar inimigos, passar por áreas cheias de obstáculos complicados, ou simplesmente ganhar um tempinho para identificar algum lugar para se locomover.
Assim como num jogo metroidvania, essas habilidades vão sendo desbloqueadas com o progresso no jogo, e são elementos que diferenciam o game do estilo já conhecido de Sonic, e permitem acessar novos locais. Com essas habilidades Shadow consegue flutuar no ar, surfar na água e até mesmo se transformar em uma estranha criatura parecida com uma lula, capaz de andar em locais específicos.
São seis habilidades no total que criam maneiras bem diferentes de Sonic Generations de se avançar pelos níveis, e que se adaptam perfeitamente ao estilo sombrio do que Shadow pode fazer. Esses poderes também são essenciais para explorar o mundo central do jogo, uma enorme área 3D que conecta os vários níveis do jogo e que está cheia de segredos e itens bônus especiais do museu para serem descobertos. À medida que Shadow ganha novos poderes, novos locais podem ser explorados nesse mundo central.
Outro destaque do game fica por conta dos combates contra os chefões gigantescos, velhos conhecidos de games anteriores como Biolizard, Metal Overlord e Mephiles the Dark. As lutas contam com visuais cinematográficos dramáticos com vários ângulos de câmeras, oferecendo um espetáculo visual à parte - e algumas vezes até meio surreais, ao melhor estilo do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Esses chefes não são muito difíceis, mas atacam em etapas e padrões diferentes, forçando o jogador a prestar atenção em como chegar aos seus pontos fracos para atacar. Assim como na maioria dos estágios, é necessário ter bons reflexos, agilidade e habilidade nos dedos para movimentar Shadow para desviar de obstáculos e acertar o alvo. E já fica o aviso: se você não gosta ou não está acostumado com jogos de ação rápida e frenética, provavelmente este game não é para você.
Na parte visual e sonora, Shadow Generations se apresenta com uma belíssima qualidade, aprimorando o já excelente padrão apresentado em Sonic Generations. Os visuais são coloridos e super animados, com ângulos de câmeras mudando o tempo todo, com muita coisa rolando nos cenários ao fundo e com músicas que trazem aquele pop-rock-eletrônico clássico da franquia Sonic, gostosos de se ouvir e que embalam perfeitamente toda a correria.
Infelizmente, a campanha de Shadow não é muito longa e tem cerca de 5 a 6 horas de duração, o que acaba nos deixando com um gostinho de "quero mais" nos créditos finais. Esse tempo pode aumentar significativamente para quem sair em busca dos vários itens desbloqueáveis (músicas e artes em sua maioria) espalhados no mundo central, desafios extras e claro, a tão sonhada platina ao realizar 100% do que o jogo tem a oferecer. Vale lembrar que Sonic Generations também não é muito longo, tendo cerca da mesma duração de tempo.
Para muitos jogadores, a campanha de Shadow é o grande destaque, mas quem quiser também pode revisitar o clássico Sonic Generations, que retorna remasterizado com visuais aprimorados, e sem remover nada da experiência original tão amada pelos fãs. Ambos os jogos rodam a 1080p com uma jogabilidade suave como manteiga a 60 FPS, sem engasgos ou travamentos.
Por fim, o valor de de lançamento de R$ 250 me parece bem salgado para uma remasterização de 2011 e uma campanha curta que mais parece uma DLC, por isso se quiser economizar uns trocados, espere uma promoção por pelo menos 50% desse valor.
Considerações
Sonic x Shadow Generations tem como grande destaque apresentar uma campanha inédita digna de pertencer ao jogo considerado por muitos fãs como um dos melhores da franquia do ouriço azul. Shadow retorna em grande estilo com um jogo com visuais e trilha sonora marcantes, além de apresentar uma jogabilidade divertida, onde é possível desbloquear novas habilidades para o personagem, tornando sua aventura única. Mas pena que ela é tão curta.
Ao menos você leva de bônus uma versão remasterizada do clássico Sonic Generations, agora acessível de forma aprimorada para uma nova geração de jogadores. Se você curte os games frenéticos e de alta velocidade de Sonic, com certeza vai gostar da nova aventura com Shadow. Com sua estreia nos cinemas no final do ano, o futuro de Shadow nos games é bastante promissor, vamos aguardar os próximos capítulos.
Sonic x Shadow Generations chega em 25 de outubro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S.
Esta análise foi feita no PlayStation 5 com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sega.