"As pessoas estão nos games, então a moda também está", diz diretor do SPFW

Idealizador do São Paulo Fashion Week fala sobre a influência da cultura digital no mundo da moda

12 nov 2021 - 14h09
(atualizado às 14h18)
Um dos 20 looks de Free Fire que estarão na SPFW
Um dos 20 looks de Free Fire que estarão na SPFW
Foto: SPFW/Santander/Garena / Divulgação

A edição 2021 do São Paulo Fashion Week começa em alguns dias e terá entre suas novidades, um desfile com looks vindos do game Free Fire. O Game On conversou com o diretor criativo do SPFW, Paulo Borges, sobre a novidade e como a iniciativa simboliza a própria indústria da moda.

"A moda busca a inovação, ela se arrisca e quer encontrar a narrativa da época, ela vai onde as pessoas estão. Se elas estão nos games, então a moda vai estar lá também", disse. Para Borges, este metaverso que mistura o mundo digital, de skins e avatares, e o mundo físico, onde estão as empresas, marcas e consumidores, é uma transição que já vinha acontecendo nos últimos anos com a ascensão das redes sociais e foi acelerada pela pandemia, que obrigou muitas empresas a repensarem seus modelos de atuação.

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"É uma transformação dos negócios. A pandemia acelerou isso, mas desde que as redes tomaram conta do mundo, uma cadeia de 50, 60 anos atrás foi interrompida e tudo ficou mais rápido, o sistema mudou", explica o idealizador do evento, que vê essas mudanças de forma bastante positiva.

Para Paulo, o digital possibilita o acesso e o protagonismo de marcas mais jovens, com novas linguagens e colaborações entre designers e outros artistas. "Tem uma garotada de artes visuais, de design, de jogos, que não são de moda, mas que se comunicam com o meio". 

Se antes quem começava na moda em São Paulo apostava em galerias na Rua Augusta para expor suas criações, agora pode partir para as redes sociais, tanto para divulgação quanto como ponto de venda. "Quatro amigos se juntam e fazem algo incrivel no mundo digital, basta ter a visão criativa para isso virar um negócio. Não é preciso ter estoque, as vendas são sob demanda. Cada marca pode escolher um modelo de negócio e ser viável".

Free Fire na SPFW
Foto: Santander/SPFW/Garena / Divulgação

Borges acredita que a combinação de digital e presencial é um legado para o futuro, um modelo que veio para ficar, e a própria SPFW de 2021 vai ter uma amostra disso. O evento será todo transmitido nas redes e o desfile dos looks de Free Fire terá uma apresentadora virtual. "Ela não existe no mundo real, usamos uma tecnologia super nova de captura de movimentos para criar uma apresentadora digital". 

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Com 20 looks vindos de personagens populares do jogo de celular Free Fire, o desfile de abertura da São Paulo Fashion Week acontecerá no dia 17 de novembro às 19h30 (horário de Brasília) e será transmitido nas redes sociais da SPFW.

Fonte: Game On
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