Overwatch 2 está cada dia mais próximo dos jogadores: com um teste aberto marcado para o final do mês e o anúncio de que será gratuito para jogar, tudo parece se alinhar para que a sequência do adorado jogo da Blizzard ganhe tração até seu lançamento em outubro.
Embora seja, em essência, o mesmo jogo que os fãs conhecem, em que heróis carismáticos disputam o controle da arena em acirradas partidas multiplayer, não são poucas as mudanças envolvendo o novo game, principalmente em seu modelo de negócio: Overwatch 2 é gratuito para baixar e isso levanta sobrancelhas na comunidade, ainda mais depois da recepção ruim ao RPG mobile Diablo Immortal, duramente criticado por seu sistema agressivo de monetização.
Em entrevista ao Game On, Jon Spector, líder comercial de Overwatch, falou um pouco sobre a monetização do jogo neste novo formato. "O que buscamos é o que será melhor para os jogadores de Overwatch".
Spector explica que o jogo não terá mais as infames 'loot boxes' do passado. Essas caixas traziam recompensas aleatórias que nem sempre eram as que o jogador gostaria, como itens cosméticos para personagens que ele não usava, por exemplo. "Estamos criando muitas skins super legais, e muito mais do que já tivemos antes", contou Spector. "Nós vamos trocar as loot boxes por uma experiência de loja, em que o jogador pode escolher e comprar o item específico que quiser".
Como um jogo gratuito, Overwatch 2 também terá temporadas e, junto com cada uma delas, um passe de batalha com vários itens cosméticos para desbloquear, inclusive uma 'skin mítica', que promete ser ainda mais elaborada do que as skins lendárias do jogo original. Porém, a produtora californiana ainda não soube explicar se o passe de batalha incluirá créditos para uso no jogo.
Questionado se o passe de batalha da primeira temporada permitirá ganhar créditos para usar no game, inclusive para adquirir o próximo passe - como acontece em jogos como Fortnite, por exemplo - o diretor de Overwatch 2, Aaron Keller, disse que a Blizzard não está preparada para entrar em detalhes sobre isso agora, mas prometeu que tudo será explicado antes do lançamento em outubro.
A primeira temporada de Overwatch 2 chegará junto com o game em 4 de outubro. Além dos personagens do game original, 3 novos heróis estarão disponíveis: Rainha Junker, Sojourn e um herói de suporte, ainda não revelado. O jogo terá também seis novos mapas e o novo modo Push, além de 30 novas skins.
A cada nove semanas, o game receberá uma nova temporada. Na temporada 2, que começa em dezembro, serão adicionados um novo herói Tanque, um novo mapa e mais uma dúzia de skins, entre outros itens.
Battle royale em Overwatch 2?
Por outro lado, Keller falou bastante sobre o que os fãs podem esperar para o futuro, agora que Overwatch é tratado como um 'live service', ou seja, um jogo em constante evolução, que receberá novos conteúdos regularmente após o lançamento.
A promessa é que novos mapas, modos de jogo e personagens cheguem regularmente ao game, geralmente acompanhando as novas temporadas. Keller contou que há vários personagens sendo testados na Blizzard neste momento e, segundo o colega Spector, o time responsável pelo jogo nunca foi tão grande.
"Também estamos prototipando e testando mapas diferentes e outros modos de jogo", disse Keller. Aproveitando a deixa, perguntei se o estúdio considerou incluir um modo battle royale em Overwatch 2.
"Essa é uma ideia muito interessante, games de battle royale são muito divertidos e eu também adoro jogar Overwatch", disse o diretor. O gênero, que envolve partidas envolvendo 50, 100 ou até mais jogadores caindo de mãos abanando em um mapa e lutando por recursos até restar apenas um, ao melhor estilo Jogos Vorazes, é o mais popular entre os fãs de jogos multiplayer nos últimos anos.
"Eu não acho que battle royale se encaixe no contexto atual dos modos de jogo que temos agora para Overwatch 2, precisaria ser algo totalmente à parte, ou mesmo um jogo à parte, mas seria realmente muito legal", disse o diretor do jogo.
Gratuito para jogar, Overwatch 2 chegará em 4 de outubro para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O game contará com suporte para crossplay e progresso compartilhado entre as diferentes plataformas.