Embora a maioria dos fãs de jogos e, principalmente, filmes de terror conheçam bem o conceito, talvez você não esteja muito familiarizado com o termo “final girl”. Na década de 1990, a expressão era comumente associado às mulheres que sobreviviam em filmes de terror, aquela última garota que supera o antagonista e normalmente termina o dia coberta de sangue em uma cena ao nascer do sol.
Com o tempo, o termo evoluiu e passou a ser usado também para descrever as grandes protagonistas do gênero Survival Horror. São personagens profundas e fortes, e o Game On separou uma lista com algumas das mais marcantes no mundo dos games.
Jill Valentine
Jill é uma das personagens mais conhecidas da série Resident Evil e protagonizou o primeiro e o terceiro jogo. Ela é uma agente da divisão de Operações Especiais da BSAA - Bioterrorism Security Assessment Alliance (Aliança de Segurança e Avaliação em Bioterrorismo, em tradução direta).
Sua evolução na franquia é notável. No primeiro Resident Evil, Jill é usada apenas para nivelar a dificuldade do jogo, uma vez que algumas partes são mais fáceis com ela do que com Chris. Já em Resident Evil III, a protagonista não é mais aquela personagem assustada e inexperiente e tem ares badass.
Claire Redfield
Outra personagem da série Resident Evil, Claire é uma das protagonistas de Resident Evil 2 e CODE: Veronica e atualmente é ativista em uma organização de direitos humanos chamada TerraSave. Em ambos os jogos, ela está em busca do paradeiro do irmão, Chris Redfield.
Claire também é figurinha carimbada nos cinemas, marcando presença em diversos longas baseados no jogo. Ela já foi interpretada pela atriz Ali Larter e, mais recentemente, por Kaya Scodelario em Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City.
Aya Brea
Aya é uma policial metropolitana de Nova Iorque e protagonista de Parasite Eve, um RPG cinematográfico da SquareSoft lançado em 1998 para o primeiro PlayStation e que conquistou uma legião considerável de fãs. Em sua jornada contra Melissa, antagonista do jogo, ela é uma heroína silenciosa e é a única capaz de salvar a cidade em uma história pra lá de complexa.
Heather Mason
Heather é a jovem protagonista de Silent Hill 3, jogo que dá continuidade direta aos acontecimentos do primeiro capítulo da série. Com apenas 17 anos, Mason é uma típica adolescente, mas é cercada de mistérios e demonstra uma coragem ímpar para encarar todos os acontecimentos do Survival Horror. Além disso, é fácil perceber como ela amadurece ao longo do jogo.
Regina
Reconhecida principalmente pelo seu treinamento militar, Regina é o pseudônimo da protagonista de Dino Crisis, uma popular e esquecida franquia da da Capcom, em que a desenvolvedora tentou criar um subgênero do Survival Horror, chamado Panic Horror, para se afastar o máximo possível das comparações com Resident Evil.
Em Dino Crisis, Regina faz parte de uma equipe de extração responsável por investigar um laboratório secreto e repatriar Edward Kirk, um pesquisador de energia que tem um projeto de grande interesse do governo. Porém, ao chegar nas instalações, ela e sua equipe descobrem que a ilha está infestada de dinossauros.
Amanda Ripley-McClaren
Protagonista de Alien: Isolation, Amanda Ripley é filha da icônica Ellen Ripley, protagonista da série de filmes Alien e interpretada por Sigourney Weaver nos cinemas. No jogo, Amanda descobre que o registro de voo da nave de sua mãe foi recuperado e entra na Estação Espacial Sevastopol para descobrir o segredo sobre o seu desaparecimento.
Com toda sua coragem e perspicácia, Amanda precisa enfrentar uma ameaça desconhecida e se envolve em uma apavorante luta pela sobrevivência.
Marianne Severo
Marianne é a protagonista de The Medium, uma jovem que consegue transitar entre o nosso mundo e o mundo dos mortos. Ela parte em uma jornada em busca dos segredos sobre o seu passado e a origem de suas "habilidades".
Um dos recursos de gameplay mais interessantes de The Medium é a tela dividida, representando a presença de Marianne nos dois mundos, e também a ambientação do plano espiritual, inspirada nas obras do pintor polonês Zdzisław Beksiński.