A EA anunciou nesta quarta-feira (23) que o jogador e ídolo do futebol argentino Diego Maradona está temporariamente suspenso das plataformas do FIFA 22. Segundo a empresa, terceiros moveram um processo contra ela, alegando que a EA não teria negociado com as partes corretas sobre o licenciamento de Maradona.
Ao entrar no Ultimate Team de FIFA 22, uma mensagem aparece informando o seguinte: "Devido a uma disputa legal com terceiros, temos que suspender Diego Maradona de aparecer nos pacotes do FIFA Ultimate Team, Ultimate Draft e Soccer Aid World XI Team".
O processo corre desde o final do ano passado e questiona o acordo assinado entre a desenvolvedora e Stefano Ceci. Ceci era o empresário de Maradona antes do falecimento do craque. A decisão do tribunal responsável foi que o argentino não possuía autoridade legal na hora de assinar o acordo comercial com a EA.
Esta não é a primeira vez que Stefano Ceci é processado por assinar acordos comerciais envolvendo a imagem de Diego Maradona. Também no final do ano passado, a família do craque argentino processou Ceci após o mesmo ter autorizado o Napoli, time italiano onde Maradona é ídolo, a produzir uma camisa que celebrava o argentino.
A EA afirmou que compartilha do desapontamento dos fãs e que irá se esforçar para tentar trazer Maradona mais uma vez para a plataforma de FIFA. Além disso, a empresa também afirma que os preços das cartas existentes do jogador foram fixados.
FIFA 22 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.