Na última terça-feira (10), a Ministra do Esporte, Ana Moser, afirmou em entrevista que os esportes eletrônicos, conhecidos como esports, não são considerados esportes, mas sim parte da 'indústria do entretenimento'. A fala causou reações fortes entre os jogadores profissionais, criadores de conteúdo e outros gamers.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Uma das personalidades mais influentes do segmento, o streamer e empresário Nobru, publicou um vídeo em seu Instagram, onde rebate os argumentos da ministra, concordando sobre os games serem entretenimento, mas apontando que também são esporte, além de uma indústria que movimenta milhões.
Comentei em live quando perguntado sobre a recente fala da nova ministra de esportes https://t.co/39vPEb0FQn
Vamos levar o nosso ponto de vista e dialogo aqueles que nao conhecem a nossa realidade de maneira civilizada. Faz parte da discussão saudável sobre qualquer assunto
— Gabriel Toledo (@FalleNCS) January 11, 2023
O mais conhecido jogador de Counter-Strike do Brasil, Fallen, também criticou as falas de Moser em sua live na Twitch, mas disse que quer apresentar o ponto de vista dos gamers de forma civilizada para a ministra e que a discussão é saudável.
Na @FURIA temos dezenas de histórias de atletas que sairam de classes menos privilegiadas e se tornaram grandes provedores em suas famílias por meio dos jogos eletrônicos.
No cenário não faltam bons exemplos. Isso tudo sem incentivo algum. Imagina quantos KSCERATOS temos por ai.
— FURIA jaimepadua (@jaimepadua) January 10, 2023
Jaime Pádua, co-fundador da FURIA, organização de esports com destaque em modalidades como CS:GO e Valorant, deu exemplos de jogadores que vieram do nada e hoje são provedores de suas famílias, situação recorrente em jogos com apelo mais popular, principalmente games de celular com cenários competitivos, como Free Fire.
Hoje ficou evidente para mim que as pessoas são capazes dos mais elaborados contorcionismos mentais, a ponto de até se colocarem contra o que acreditam, apenas para manterem seus ídolos e ideologias num pedestal intocável.
— Rolandinho (@Rolandinho) January 11, 2023
O streamer e apresentador Rolandinho criticou as pessoas que, em sua opinião, concordam com a declaração de Ana Moser pela ex-jogadora de vôlei ser ministra do governo Lula.
The voice é esporte. https://t.co/0YOJRFOOlE
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) January 10, 2023
A ex-nadadora Joanna Maranhão apontou em tom de brincadeira que pelos aspectos levantados pela comunidade para categorizar esports como esportes, um reality competitivo como The Voice também poderia ser enquadrado como esporte - quando é, de fato, entretenimento.
Falando serião? Dos autores que li tentaram aí conceituar esporte, existe um conceito que EU (Joanna, falo apenas por mim) não abro mão que é: ser atividade predominantemente física.
Todos os outros podemos aí debater. Desse eu não abro mão.
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) January 10, 2023
Depois a atleta fez um comentário em tom mais sério sobre a questão dos esports, deixando clara sua concordância com parte dos argumentos da ministra Ana Moser sobre esportes serem atividades predominantemente físicas. "Todos os outros [conceitos] podemos aí debater".