Ana Moser critica esports; comunidade gamer reage

Veja o que Nobru, Fallen e outros jogadores disseram sobre a declaração polêmica

11 jan 2023 - 12h14
(atualizado às 12h42)
Nobru foi um dos gamers profissionais que reagiu aos comentários de Ana Moser
Nobru foi um dos gamers profissionais que reagiu aos comentários de Ana Moser
Foto: Montagem/Reprodução

Na última terça-feira (10), a Ministra do Esporte, Ana Moser, afirmou em entrevista que os esportes eletrônicos, conhecidos como esports, não são considerados esportes, mas sim parte da 'indústria do entretenimento'. A fala causou reações fortes entre os jogadores profissionais, criadores de conteúdo e outros gamers.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Publicidade

Uma das personalidades mais influentes do segmento, o streamer e empresário Nobru, publicou um vídeo em seu Instagram, onde rebate os argumentos da ministra, concordando sobre os games serem entretenimento, mas apontando que também são esporte, além de uma indústria que movimenta milhões.

O mais conhecido jogador de Counter-Strike do Brasil, Fallen, também criticou as falas de Moser em sua live na Twitch, mas disse que quer apresentar o ponto de vista dos gamers de forma civilizada para a ministra e que a discussão é saudável.

Jaime Pádua, co-fundador da FURIA, organização de esports com destaque em modalidades como CS:GO e Valorant, deu exemplos de jogadores que vieram do nada e hoje são provedores de suas famílias, situação recorrente em jogos com apelo mais popular, principalmente games de celular com cenários competitivos, como Free Fire.

O streamer e apresentador Rolandinho criticou as pessoas que, em sua opinião, concordam com a declaração de Ana Moser pela ex-jogadora de vôlei ser ministra do governo Lula.

Publicidade

A ex-nadadora Joanna Maranhão apontou em tom de brincadeira que pelos aspectos levantados pela comunidade para categorizar esports como esportes, um reality competitivo como The Voice também poderia ser enquadrado como esporte - quando é, de fato, entretenimento.

Depois a atleta fez um comentário em tom mais sério sobre a questão dos esports, deixando clara sua concordância com parte dos argumentos da ministra Ana Moser sobre esportes serem atividades predominantemente físicas. "Todos os outros [conceitos] podemos aí debater".

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se