Como game de tênis se tornou um fenômeno entre jogadores brasileiros

27 mil fãs brasileiros disputaram o torneio de tênis virtual Roland-Garros eSeries em 2024

1 jul 2024 - 11h51
Torneio virtual de Roland-Garros té realizado no jogo mobile Tennis Clash
Torneio virtual de Roland-Garros té realizado no jogo mobile Tennis Clash
Foto: Tennis Clash / Divulgação

O torneio Roland-Garros eSeries by Renault 2024 atraiu mais de 204 mil espectadores na Twitch e contou com mais de 547 mil jogadores de diversos países participando das qualificatórias. Neste ano, foram realizadas mais de 7 milhões de partidas, um número bem acima do campeonato de 2023, que foi de 4,2 milhões. Este ano, em especial, o campeonato teve mais de 27 mil jogadores brasileiros, destacando o quanto o eSport tem sido praticado atualmente.

Para Aymeric Labaste, Diretor de Desenvolvimento Internacional de Roland-Garros, esse resultado é prova da crescente popularidade dos esports no Brasil e a importância do torneio Roland-Garros eSeries no cenário competitivo.

Publicidade

"Sabemos que tanto Roland-Garros quanto esports são populares no Brasil, então pensamos que combinar os dois poderia ser apreciado pelo público brasileiro que joga videogames," afirmou o executivo em entrevista ao Terra Game On.

Um fator muito importante que criou uma conexão maior do game com o Brasil é que a Wildlife Studios, sediada em São Paulo, é o estúdio criador do jogo Tennis Clash, plataforma de jogo de tênis onde acontece o torneio online. O crescimento da participação brasileira na Roland-Garros eSeries 2024 foi notável, com mais de 27 mil jogadores inscritos, um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

Para Labaste, existe uma conexão entre os jogadores brasileiros e Roland-Garros
Foto: Wildlife Studios / Divulgação

"Roland-Garros e Brasil têm sido uma verdadeira história de amor por décadas," destacou Labaste, referindo-se ao legado do tenista Gustavo Kuerten e aos eventos juvenis como a Roland-Garros Junior Series by Renault, que também acontece anualmente em São Paulo.

"É fantástico ver e sentir que nossa competição de eSports também é popular no Brasil. Vamos ver se os jogadores brasileiros conseguem se qualificar para a fase final em Roland-Garros e vencer nos próximos anos!" comentou o executivo.

Publicidade

Com pelo menos 75% dos brasileiros vendo os eSports como 'esportes reais', como aponta a Pesquisa Game Brasil 2024, Labaste vê um futuro promissor para o investimento e a profissionalização do campo no Brasil, com grandes oportunidades para desenvolver sua competição na região.

Com mais de 7 milhões de partidas jogadas na Roland-Garros eSeries 2024, as expectativas para 2025 são altas. "Esperamos continuar aumentando a participação no próximo ano, mas também melhorar a experiência de Roland-Garros no jogo", disse Labaste. A parceria com a Wildlife Studios promete levar a Roland-Garros eSeries by Renault a novos patamares.

Competições como a Roland-Garros eSeries inspiram a próxima geração de atletas digitais, oferecendo uma plataforma para competir em um dos melhores eventos de eSports do mundo.

"Os jogadores do Tennis Clash, que se qualificaram para a fase final em Roland-Garros, tiveram a oportunidade de descobrir o GameWard por dentro e perceber que o esporte deve ser integrado à sua preparação pessoal", concluiu Labaste, destacando a importância da preparação física e mental para o sucesso nos eSports, que vem crescendo a cada dia mais.

Publicidade

Gratuito para jogar, Tennis Clash está disponível para Android e iOS.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se