Counter-Strike e Rainbow Six fazem público de esports ser mais masculino

Popularidade dos jogos de tiro desequilibram a balança dos fãs de esportes eletrônicos em direção ao público masculino que joga no PC

13 jul 2023 - 12h09
Counter-Strike tem público majoritariamente masculino
Counter-Strike tem público majoritariamente masculino
Foto: Steam / Reprodução

Há 10 anos mapeando perfis de consumo do mundo dos games no país, a Pesquisa Game Brasil (PGB) também está de olho nos esportes eletrônicos. No trabalho realizado para o ano de 2023, a pesquisa trouxe dados demográficos reveladores sobre a comunidade brasileira de esports.

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Em conversa com o Game On, Carlos Silva, coordenador da PGB, e Mauro Berimbau, consultor da PGB, revelaram que os esportes eletrônicos, atualmente, contam com uma maioria masculina e que consome os games no PC.

O coordenador aponta que alguns jogos acabam puxando a barra para que o público seja majoritariamente masculino. Segundo Carlos, Counter-Strike e Rainbow Six são dois esports muito populares no Brasil e que possuem um público muito maior de homens, o que acaba 'desequilibrando' a balança.

A pesquisa aponta uma queda no comsumo de esports nos celulares, impactado pela redução da popularidade do Free Fire. E isso afetou o perfil do jogador que consome esports no Brasil.

"Quando você separa por plataformas, no smartphone as mulheres ainda tem uma presença substancial, mas quando a gente pega o perfil do PC gamer temos mais homens. E aí por isso que a gente fala, né? Boa parte dos esports ainda estão no PC. Ele ainda conversa um pouco mais. Então quando você faz a quebra por produto por jogo você começa a entender alguns números.", explicou o coordenador da PGB.

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Oportunidade para diversificar

Apesar da realidade mostrada pela pesquisa, Mauro Berimbau aponta que as mulheres ainda ocupam uma parcela significativa do público gamer no quadro geral. De acordo com o consultor, há espaço e oportunidades para as empresas que querem investir nesta parcela do público gamer no Brasil.

"Você olhar as oportunidades e o percentual de mulheres que estão hoje nos games e trazer isso para os esportes, por exemplo, são movimentos importantes, né? A gente fala de projeto de jogos e campeonatos que valorizem o público feminino exatamente pra você transformar esse ambiente de esports cada vez mais. Isso precisa de alguma forma ser trabalhado pela indústria em campeonatos."

A Pesquisa Game Brasil também ajudar a definir a segmentação de cada modalidade de esporte eletrônico. Cada público tem sua particularidade, percebida na PGB. Por exemplo, enquanto o Counter-Strike mostra um público mais maduro e masculino, o Free Fire é balanceado entre homens e mulheres. Para os envolvidos no cenário, essas informações são muito importantes.

"São coisas  importantes que, potencialmente, podem ajudar todos os times. 'Vou tentar posicionar nossa marca, vou levar aos patrocinadores para tentar fazer algo para as nossas mulheres torcedoras', por exemplo. É pensar em estratégias", conclui Berimbau.

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A versão gratuita do estudo está disponível para download no site oficial da Pesquisa Game Brasil.

Fonte: Game On
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