A ESL confirmou nesta quinta-feira (16) que o Rio de Janeiro será palco mais uma vez de um campeonato internacional de Counter Strike: Global Offensive. A IEM Rio 2023 acontecerá entre os dias 17 e 23 de abril, na Jeunesse Arena, e contará com a presença de público na fase de mata-mata, que começa no dia 21.
A competição, que faz parte do ESL Pro Tour Masters, reunirá 16 das melhores equipes de CS:GO do mundo na disputa de uma premiação de $ 250 mil. Além disso, o torneio também conta na corrida do Intel Grand Slam, um circuito de campeonatos, cujo vencedor embolsa o montante de $ 1 milhão. Por fim, a IEM Rio 2023 também cede uma vaga para a IEM Cologne 2023.
Na primeira etapa do torneio, os times serão divididos em dois grupos, com oito equipes cada. As seis melhores se classificam para os playoffs e também para o palco principal, na Jeunesse, onde poderão jogar na frente do público brasileiro.
A venda de ingressos para a IEM Rio 2023 começará no dia 6 de março, a partir das 12h de Brasília. Entretanto, a ESL ainda não divulgou qual será a plataforma utilizada para realizar a comercialização de entradas. A organizadora prometeu novidades em suas redes sociais em breve.
Presença brasileira
Para o torneio, a FURIA já está confirmada. O time foi convidado para o torneio como "Herói Local". Vale ressaltar que os Panteras foram os presentantes brasileiros que tiveram melhor desempenho durante a IEM Rio Major 2022. À época, a FURIA alcançou as semifinais do torneio, onde foi derrotada pela Heroic.
Mas, é importante dizer que Fluxo, 00Nation, paiN e MIBR ainda brigam por uma vaga na IEM Rio 2023, nos classificatórios da América do Norte e América do Sul. Aliás, os resultados destes torneios serão definidos ainda nesta quinta-feira e existe uma boa chance de mais duas equipes do Brasil estarem presentes no campeonato de abril.