Durante a última semana, de 11 a 13 de agosto, o Japão viveu, respirou e sonhou com batalhas de Pokémon. A cidade de Yokohama, nos arredores de Tóquio, abrigou a décima-oitava edição do Pokémon World Championship, evento que reúne competições baseadas nos principais jogos da tradicional franquia da Nintendo.
Tradicionalmente sediado na América do Norte, o torneio ocorreu pela primeira vez na terra natal de Pikachu e sua turma. Esta também foi uma edição especial para o Brasil, que representado por quase uma centena de jogadores em quatro modalidades, alcançou o melhor resultado de sua história.
No domingo (13), dois brasileiros alcançaram as finais do Trading Card Game (TCG), o tradicional jogo de cartas de Pokémon – que por aqui ficou conhecido como Estampas Ilustradas. Jogando pela categoria Junior (participantes nascidos a partir de 2011), Gabriel Borges Torres, de 11 anos, sagrou-se
vice-campeão ao ser derrotado pelo taiwanês Shao Tong Yen. Já na categoria Senior (nascidos entre 2007 e 2010), Gabriel Fernandez, 13, venceu o holandês Sydney de Bruijn e subiu ao topo mais alto do pódio. Foi o primeiro título mundial do Brasil no Pokémon TCG desde 2011.
Apesar de passar distante das primeiras colocações, nossos jogadores tiveram atuações razoáveis nas outras modalidades. Em Unite, vulgarmente conhecido como o “League of Legends de Pokémon”, o time 00 Nation ficou em sexto lugar – o título ficou com a organização norte-americana Luminosity. Em
Pokémon Go, que contou com quase uma dezena de representantes brasileiros, nosso melhor colocado foi Gabriel Yehovah, que acabou entre os 32 melhores.
Já na modalidade mais “nobre” do torneio, a VGC, praticada no modo de batalha de Pokémon Scarlet & Violet para Nintendo Switch, a melhor participação brasileira foi a de Gabriel Agati, que ficou no top 50 na categoria Masters.
Graças à excelente performance no TCG, o Brasil pode celebrar seu melhor resultado em quase duas décadas de Pokémon Worlds: caso existisse um quadro de medalhas como o das Olimpíadas, seríamos o terceiro melhor país do campeonato, atrás apenas de Japão e Estados Unidos.
Na cerimônia de encerramento, Tsunekazu Ishihara, CEO da Pokémon Company, anunciou o local do próximo Pokémon Worlds, a acontecer em agosto de 2024: Honolulu, capital do Havaí. Ainda está longe, mas a preparação dos treinadores já começou.
*O jornalista viajou a convite da Pokémon Company.