A Team Liquid, uma das mais tradicionais organizações de esports do mundo, inaugurou nesta terça (2) sua 'facility' em São Paulo. O prédio de 13 andares é a maior instalação da organização no mundo, feita para abrigar jogadores de várias categorias e fornecer a melhor estrutura para treinar, competir e criar conteúdo.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Com infraestrutura totalmente pensada para receber os cerca de 80 funcionários e atletas que irão trabalhar, treinar e até morar no local, o edifício, que foi completamente reformado para este projeto, conta com mais de 3 mil m² equipados com tecnologia de última geração, academia, dormitórios e escritórios. A faciltiy abriga a primeira loja física da Team Liquid no mundo, inclusive com espaço para receber os fãs dos vários times e jogadores profissionais da organização, realizar eventos de comunidade com 'meet & greet' e outras possibilidades.
A facility foi feita em parceria entre a Team Liquid e a Alienware, linha de computadores gamers de ponta da Dell, e por isso, se chama oficialmente Alinware Training Facility. O Game On visitou as instalações e conversou com executivos da organização de esports e da Alienware sobre a iniciativa e seu impacto no cenário competitivo brasileiro.
"O Brasil é uma prioridade nos planos da Liquid, e a nova instalação é mais um símbolo dos nossos investimentos nos talentos e fãs locais”, disse Rafael Queiroz, general manager da Team Liquid no Brasil. “Do começo do ano passado pra cá, anunciamos a primeira line-up feminina da Liquid em todo o mundo, trouxemos a Liquid Store e a plataforma Liquid+ para o país, lançamos collabs com a Marvel, Fortnite e Naruto, e participamos de grandes eventos, como a BGS e a CCXP. Estamos e continuaremos muito próximos da comunidade da Cavalaria, e o lançamento desta facility reflete a importância do país dentro da estratégia global da organização.”
Para o executivo, os esports tiveram um grande crescimento durante os anos da pandemia e agora, o mercado está passando por um momento de 'volta ao normal'. Mesmo com o arrefecimento do mercado, a Team Liquid segue fazendo investimentos de longo prazo, inclusive no Brasil. "Era um movimento esperado, com as pessoas voltando à vida normal, uma curva de correção era natural", apontou Queiroz. "Mas o mercado de esports vai movimentar em torno de 180, 200 milhões de dólares no ano que vem. Falando pela Team Liquid, temos crescido 30, 40% ao ano no Brasil. Não há uma tendência de queda no mercado de esports, só uma correção natural em um mercado que já se mostrou ser sólido e não uma aposta".
Equipamento de ponta
O terceiro Alienware Training Facility da Team Liquid em todo o mundo tem cerca de duas vezes o tamanho dos outros dois, que ficam em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Utrecht, na Holanda. Para o máximo conforto e conveniência dos atletas, o edifício brasileiro tem cinco andares com 19 dormitórios com suítes destinados à moradia dos atletas das equipes Team Liquid, além de áreas voltadas à prática de atividades físicas e atendimento psicológico dos talentos, incluindo academia, estúdio de pilates e laboratório de performance.
A facility também oferece um andar totalmente direcionado ao treinamento dos jogadores, com salas equipadas com os desktops Alienware Aurora R15, e dois cômodos de review, onde serão feitas as análises de estratégias e desempenho nas partidas. Além disso, cabines de streaming com isolamento de som e equipamentos de alto desempenho, incluindo três câmeras e microfones, estão à disposição dos atletas para a produção e a transmissão de conteúdo ao vivo pela internet.
Para a Alienware, que cuidou de toda a infraestrutura de computadores, notebooks, servidores, salas de jogo e treino da facility, o investimento vai além do nome na camisa e da propaganda de suas máquinas nas lives dos criadores de conteúdo e partidas dos times da Team Liquid.
“Na Alienware estamos empolgados para finalmente receber a equipe e os talentos da Team Liquid nessa estrutura que construímos juntos com eles para ser uma referência mundial em excelência dentro dos esports”, disse João Duarte, diretor de marketing da Dell Technologies no Brasil. “Trabalhamos com a Team Liquid para desenvolver um projeto tecnológico que começa pela infraestrutura de TI da Dell Technologies, que vai suportar a administração da organização, até os equipamentos de altíssimo desempenho da Alienware que vão impulsionar o talento dessas e das próximas gerações de jogadores dos squads sediados no Brasil”, explicou o executivo.
Para jogadores e para os fãs
O Alienware Training Facility também será um ambiente de encontro para os torcedores locais celebrarem o amor pela organização. O projeto do prédio inclui uma Fan Zone, que receberá pontualmente eventos para a comunidade. No térreo do edifício, os visitantes são recebidos pela primeira loja física da Team Liquid no mundo, por telas de 136 e 86 polegadas com jogos e cenas da história da Cavalaria e por uma grande estante de troféus conquistados pela Team Liquid.
O Alienware Training Facility está localizado na Avenida Angélica, 903, no bairro de Santa Cecília, no centro da capital paulista. Interessados em participar de eventos para conhecer o local devem ficar ligados nas programações da facility que serão divulgadas nas redes sociais oficiais da Cavalaria.