Torneios como o Circuito Game On são importantes, diz vencedor

Sem apoio oficial, equipes amadoras de Valorant aproveitam campeonato do Terra para se desenvolver e profissionalizar

27 set 2023 - 13h53
(atualizado às 14h55)
O Circuito Game On foi o primeiro torneio que os jogadores da FraFlu disputaram juntos
O Circuito Game On foi o primeiro torneio que os jogadores da FraFlu disputaram juntos
Foto: FraFlu / Divulgação

O Circuito Game On de Valorant, patrocinado pela Cruzeiro do Sul Virtual, reuniu 32 equipes do game de tiro em busca de prêmios em dinheiro e bolsas de estudo, mas principalmente, de oportunidades de competir em busca do sonho de se profissionalizar no esport.

Ambas as equipes finalistas, FraFlu e Salseiro, concordam que competições como o Circuito Game On são importantes para o desenvolvimento de quem sonha com uma vaga no Valorant Challengers Brazil, o VCB, campeonato profissional da modalidade.

Publicidade
Vinícius "Fluyr" trancou a faculdade para se dedicar aos esports, mas retomou o curso de Engenharia Elétrica: "O plano B do esport pode virar o plano A da vida"
Foto: FraFlu / Divulgação

"Um circuito como o Game On gera essa amostra de quem está batalhando, percorrendo esse caminho até o ponto de atingir o VCB, que é a grande vitrine para as franquias da Riot", disse Vínicius 'Fluyr' Menegatti, coach da FraFlu. "Todo mundo gostaria de atingir esse nível, sentir um patamar de igualdade, com um bom desempenho".

Gabriel 'Blastz' Campello, que se divide entre as funções de capitão, coach e manager da Salseiro, também apoia a iniciativa, que considera crucial. "Torneios assim fazem toda a diferença para a comunidade. A Riot abandonou o cenário, esses campeonatos são tudo, são importantíssimos", disse.

Em busca do sonho

Veja os melhores momentos do Circuito Game On
Video Player

As duas equipes tem em comum a dedicação ao Valorant, com o mesmo objetivo: se destacar no cenário competitivo do game e chegar ao circuito profissional, que no Brasil, é o VCB, campeonato que reúne as maiores organizações, como LOUD e Team Liquid, por exemplo.

Não é um caminho fácil e os jogadores investem tempo em treinos e estudos. Segundo Gabriel, a equipe da Salseiro joga em média 90 horas por mês, dividindo o tempo com os estudos na faculdade. Aos 20 anos, ele cursa o terceiro ano de Tecnologia da Computação.

Publicidade
Em busca do sonho de ser campeão de Valorant, Gabriel se divide entre os papéis de coach, manager e capitão da Salseiro
Foto: Gabriel 'Blastz' Campello / Acervo pessoal

Com 33 anos de idade, Vinícius também divide o tempo entre as competições e a faculdade. "Eu tranquei o curso de Engenharia Elétrica para jogar CS:GO profissionalmente, depois fui streamer e desde 2022, sou coach de Valorant", explicou o coach da FraFlu, que considera começar uma segunda graduação, graças às bolsas de estudo que o time ganhou da patrocinadora Cruzeiro do Sul Virtual.

Ele acredita que um curso adicional sempre é bom para aprimorar suas habilidades com o time. "Os cursos que mais me chamaram a atenção foram os de desenvolvimento junto com o Google, de Análise de Dados, achei muito interessante essa parte tecnológico", apontou Vinícius, que alerta: "Você precisa ter o seu desenvolvimento paralelamente ao desenvolvimento do jogo, a gente sabe que as oportunidades surgem, e você tem que estar preparado, pronto para aquele objetivo - mas precisa garantir o plano B que para a vida, pode virar o plano A".

Conheça criadores e jogadores de Valorant para acompanhar Conheça criadores e jogadores de Valorant para acompanhar

O Circuito Game On de Valorant é um oferecimento da Cruzeiro do Sul Virtual, com o fairplay das partidas garantidos pela tecnologia da Gamersafer.

Gratuito para jogar, Valorant está disponível para PC.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias de Games
Ativar notificações